27 de dezembro de 2010

Saint Landelin Blonde e Saint Landelin Ambrèe

Vou indo de Gayant, a cervejaria francesa que admirei antes de conhecer e me decepcionei um pouco quando provei suas cervejas, embora os rótulos sejam muito bem produzidos. As versões que posto hoje, consideradas de abadia, tem história protagonozada pelos monges que decidiram construir uma fábrica de cerveja no local exato onde o fundador do monastério, St. Landelin, descobriu uma fonte de água mineral natural. As Saint Landelin são encontradas nas versões dourada ou âmbar. Consideradas uma das "Grandes Damas" do Norte, foram homenageadas como as melhores cervejas da França por Gault Millau, em 1978 (mesmo ano em que o Guarani Futebol Clube foi campeão brasileiro, Da-lhe Bugre!!!!!). No meu entender onde gosto é gosto, seguem as impressões da Saint Landelin Blonde e da Saint Landelin Ambrèe:

Saint Landelin Blonde
Deg. 10/10/2010
Família – Ale
Estilo – Blond Ale (abadia).
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a7 graus.
Cor – Dourada/alaranjada, límpida.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, bege bem claro, cremosa.
Aroma – Cítrico, especiarias, coentro, doce, maltes, notas sutis de álcool.
Sabor – Médio/leve corpo e média carbonatação, doce dos maltes, leve cítrico, leve maçã madura, leve e agradável amargor final de lúpulo com doce dos maltes, levíssimo álcool.
Veredicto – Boa blond ale. Bastante equilibrada. Percebi a maçã, não como defeito sensorial, mas que também não é comum ao estilo. “Delicada” resume esta versão da Gayant. Esta cerveja leva em sua receita especiarias, arroz e trigo. O problema da maioria das cervejas francesas e italianas é o preço!!! Caras demais.

Saint Landelin Ambrèe
Deg. 06/11/2010
Família – Ale
Estilo – Belgian Specialty Ale - abadia (também classificada como dubbel).
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Vermelho-alaranjado, límpida.
Espuma – Boa formação e duração, bege clara.
Aroma – Oxidação evidente. Encobre outros aromas. Forçando, encontra-se levíssimo torrado, doce e frutado. Notas muito leves de pimenta.
Sabor – Médio corpo e média/baixa carbonatação, oxidação no sabor também, cítrica, doce.
Veredicto – Amostra que apresentou defeito sensorial grave. Extremamente oxidada. Todos os aromas e sabores que descrevi foram percebidos com doses de boa vontade. O aroma predominante lembra papelão. Precisarei de outra garrafa para a prova final. Glórias para o creme que se forma e se mantém com classe!!!