12 de dezembro de 2010

La Divine St. Landelin e Amadeus Bière Blanche

Antes de mais uma cerveja natalina, seguimos com mais duas francesas. Provavelmente as melhores da Gayant, com destaque para a Amadeus. Seguem as impressões da La Divine St. Landelin e da Amadeus Bière Blanche:

La Divine St. Landelin
Deg. 14/09/2010
Família – Ale
Estilo – Bière de Garde.
Teor de álcool – 8,5 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Castanho claro/dourado intenso, límpida.
Espuma – Ótima formação e ótima/boa duração, cremosa, firme, bege bem claro.
Aroma – Fermento, especiarias, doce, cítrico, “esmalte de unha”, madeira, pimenta do reino.
Sabor – Médio corpo/encorpada e baixa carbonatação, doce evidente, álcool e amargor leves, licorosa, especiaria, cravo, cítrica e frutada, adstringente, (maçã??), leve amargor final.
Veredicto – Bom belgian lace. Boa versão da Gayant no conjunto que leva trigo, arroz e especiarias na receita. Porém, as Bière de Garde da Jeinlan são mais intensas em todos os sentidos. Embora tenha apresentado alguns defeitinhos... O importante é que cada vez mais chegam novidades de todo o mundo. Ahh! Detalhes para o fechamento “flip top” (ou “swing top”) da La Divine.

Amadeus Bière Blanche
Deg. 24/09/2010
Família – Ale
Estilo – Witbier.
Teor de álcool – 4,5 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Amarelo pálido, turva.
Espuma – Boa formação e duração, branca e cremosa.
Aroma – Condimentada, noz-moscada, (manjericão?), cítrica/limão.
Sabor – Médio corpo e boa carbonatação, leve dulçor e levíssimo amargor, cítrica, limão, (erva-cidreira??), refrescante.
Veredicto – Cerveja com excelente aroma. Muito bem “temperada” com ótimo sabor tendo o cítrico no comando. Interessante que as minhas preferidas deste estilo da escola belga, são produzidas por uma cervejaria espanhola ( Inedit) e por uma francesa (Amadeus). Me passou pela cabeça esta Amadeus acompanhando uma torta de limão!!! Tenho que experimentar esse casamento!!! Santa Cerveja !!