23 de dezembro de 2010

Theresianer Premium Pils, Pale Ale e Vienna

Embora esteja descontente com os preços praticados por cervejarias italianas, esta é uma exceção. A Cervejaria italiana Theresianer (que valoriza seus produtos dentro da normalidade) foi fundada no ano de 1766, em Trieste. Nessa época, parte da cidade integrava o império austro-húngaro. Assim, com a imigração dos austríacos, a cultura cervejeira da Áustria também se estabeleceu em terras italianas. O nome da cervejaria se deu em razão do burgo Teresiano, bairro onde surgiu a primeira fábrica de cervejas da Itália, com licença concedida por Maria Teresa da Áustria. Três versões da Theresianer estão disponíveis no Brasil e todas cumprindo a Lei de Pureza Alemã de 1516. Seguem as impressões da Theresianer Premium Pils, Theresianer Pale Ale e da Theresianer Vienna:

Theresianer Premium Pils
Deg. 18/09/2010
Família – Lager
Estilo – German Pils.
Teor de álcool – 5,0 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourada clara, límpida.
Espuma – Boa formação e média duração, cremosa.
Aroma – Malte, cereais, leve lúpulo.
Sabor – Leve corpo e boa carbonatação, amargor de lúpulo acentuado equilibrado pelo doce do malte, cereais, seca, final amargo persistente com retrogosto amargo de lúpulo.
Veredicto – Muito boa cerveja italiana. É gratificante quando você não espera muita coisa e a cerveja surpreende. Serve pra aprender que não se deve ter preconceito, nunca!!! Boa german pils com quase todas as características do estilo.



Theresianer Pale Ale
Deg. 18/09/2010
Família – Ale
Estilo – American Pale Ale.
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Dourada intensa, límpida.
Espuma – Média formação e pouca duração, bege bem clara.
Aroma – Doce, frutada, cítrico do lúpulo, caramelo.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, amargor de lúpulo, doce, maltada, final doce com leve amargor bastante longo.
Veredicto – Também é uma boa versão da cervejaria italiana. Porém. A pilsen da Theresianer é melhor. Achei que o dulçor passa um pouco do agradável. Se fosse menos doce aumentaria minha admiração. Foge do estilo, segundo BJCP, pelo fato de ter uma retenção de espuma não muito boa.



Theresianer Vienna
Deg. 18/09/2010
Família – Lager
Estilo – Vienna Lager.
Teor de álcool – 5,3 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Castanho claro/cobre, límpida.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, bege clara.
Aroma – Caramelo, torrado, leve lúpulo, doce, (frutas secas??).
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, malte e amargor do lúpulo equilibrados, seca, final também amargo/doce, retrogosto maltado.
Veredicto – Por fim, a versão vienna da italiana Theresianer que já recebeu duas medalhas de ouro em campeonatos. Talvez a melhor das três disponíveis no Brasil, embora seja um estilo que não é dos meus preferidos. Segue a cartilha e faz uma boa vienna lager.