21 de fevereiro de 2010

Wells Bombardier e Young’s Double Chocolate Stout

Há pouco tempo chegaram ao Brasil mais duas cervejas inglesas com “I” maiúsculo. Tratam-se da Wells Bombardier e da Young’s Double Chocolate Stout.
Estas boas cervejas são produzidas pela maior cervejaria privada do Reino Unido, a Well’s & Young’s Brewing Company, localizada da cidade de Bedford, Inglaterra.
A cervejaria foi fundada em 2006 quando da fusão da cervejaria Young’s, de Londres com a Charles Wells, sediada em Bedford. Charles Well’s havia fundado sua cervejaria em 1876, enquanto a Young’s registra suas atividades desde 1551. Após a fusão, as cervejas passaram a ser produzidas em Bedford. Seguem as impressões da Bombardier e da Chocolate Stout:

Wells Bombardier
Deg. 12/02/2010
Família – Ale
Estilo – English Pale Ale/ESB
Teor de álcool – 5,2 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Castanho avermelhado.
Espuma – Boa formação e média duração, bege.
Aroma – Lúpulo cítrico, maltes, torrado, biscoito, caramelo, frutada, picante.
Sabor – Médio corpo e média/ baixa carbonatação, lúpulo equilibradíssimo com o dulçor dos maltes, toffee, final torrado agradável com bom amargor.
Veredicto – Cerveja extremamente equilibrada. Muito boa versão do estilo com alto drinkability. Posso até dizer que vale os R$20,00 reais praticados. Uma cerveja com personalidade, mas fácil de beber. Esta versão é carregada no malte cristal e também utiliza lúpulos Challenger e Goldings. Pontos para a garrafa e rótulo que são de muito bom gosto, aliás como normalmente são as britânicas.

Young’s Double Chocolate Stout
Deg. 20/02/2010
Família – Ale
Estilo – Sweet Stout ou Cream Stout
Teor de álcool – 5,2 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Marrom intenso, quase preta.
Espuma – Boa formação e média duração, bege e cremosa.
Aroma – Chocolate intenso e agradável, toffee, levíssimo café, (manteiga de cacau?).
Sabor – Médio/ leve corpo e média/ baixa carbonatação, chocolate, leve amargor do malte torrado, torrado, aveludada, seca, final agradabilíssimo de chocolate, licor de cacau e amargo.
Veredicto – É considerada a 1ª cerveja de chocolate produzida no Mundo desde 1997. Feita com barras do tradicional chocolate "Cadbury", adicionado junto ao lúpulo durante a fase de cozimento da cerveja. Sua composição ainda leva aveia e essência de chocolate. É uma excelente sweet stout. Por hora a melhor que degustei.