3 de fevereiro de 2010

De Koninck Gusto 1833 Ruby Red

Quando postei a versão Golden Blond da Gusto, em 5 de abril de 2009, escrevi em parte o seguinte: "Acabam de chegar no Brasil mais duas cervejas belgas da De Koninck, produzidas para comemorar os 175 anos da Cervejaria: De Koninck Gusto 1833 Golden Blond e De Koninck Gusto 1833 Ruby Red. Aproveitando meu primeiro aniversário de casamento, comemorado neste dia 05/04, com ninguém menos que Vivi Haicki, decidi degustar uma delas. Segundo orientação da própria De Koninck, ao servir as Gusto 1833, o fermento depositado no fundo da garrafa não deve ser servido, desprezando-o juntamente com 1 cm de cerveja final. Normalmente por tratar-se de duas strong ale, uma blond e outra amber, a indicação para servi-las seria em uma tulipa. Calma!!! Não estranhem!! O que conhecemos como tulipa é na verdade um copo “pilsner”. Tenham como base o copo da fantástica Duvel, esse sim é uma tulipa. Porém, estamos falando de duas cervejas especiais envasadas em garrafas especiais para comemorar uma data também especial... Por tais razões decidi servi-las na taça tradicional da De Koninck, a conhecida “Bolleke”, que além de bonita em nada atrapalhou as sensações oferecidas pela cerveja!" Hoje seguem as impressões da De Koninck Gusto 1833 Ruby Red:

De Koninck Gusto 1833 Ruby Red
Deg. 30/01/2010
Família – Ale
Estilo – Strong Amber Ale (também classificada com strong dark ale)
Teor de álcool – 8,0%.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Castanho avermelhado/marrom, turva.
Espuma – Média formação e média duração, bege.
Aroma – Fermento, frutas vermelhas, morango, cereja, framboesa, doce.
Sabor – Medo corpo, média carbonatação, mesmas sensações do aroma, com notas de torrado leve, (chocolate?), leve amargor agradável equilibrado com o doce dos maltes.
Veredicto – O aroma desta cerveja lembra muito uma dubbel, ou mesmo uma strong dark ale. Mas não é nem uma coisa, nem outra. Trata-se de ma cerveja especial e diferenciada, por isso classificada como strong amber ale. Agora se me perguntarem se prefiro a golden blond ou a ruby red. Fico com a primeira sem dúvida!!!