13 de fevereiro de 2010

Mc Chouffe

Baseando-se na Hoegaarden Grand Cru, Chris Bauweraerts e seu cunhado, Pierre Gobron, iniciaram a produção de cerveja em 1982, num estábulo de porcos e utilizando bacias de cobre usadas para lavar roupas. A criação da La Chouffe e o gnomo de barba com capuz vermelho que compõe o rótulo das cervejas, fez com que as vendas fossem disparadas. A cervejaria belga Achouffe (Brasserie d’Achouffe), mudou de local e foi expandida por seis vezes nos últimos 25 anos. Com exportação para mais de 20 países, foi comprada pela Duvel em 2006. O nome da jovem cervejaria vem da pequena cidade de Achouffe na província de Luxemburgo, na Bélgica. Chouffe também é o nome do gnomo. Duas versões produzidas pela cervejaria belga estão disponíveis no Brasil: a Mc Chouffe e a La Chouffe. Passo hoje minhas impressões sobre a Mc Chouffe:

Mc Chouffe
Deg. 23/01/2010
Família – Ale
Estilo – Strong Dark Ale (também classificada como Belgian Specialty Ale)
Teor de álcool – 8,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus.
Cor – Rubi intenso, límpida. Turva na última taça com partículas suspensas.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege.
Aroma – Fermento, torrado, caramelo, frutas pretas e vermelhas, uvas, ameixa, cereja, (baunilha?), Complexo!
Sabor – Médio corpo (sendo mais encorpada na última taça), média/baixa carbonatação, doce, frutas pretas, ameixa, uva bem evidente, (chocolate?), madeira, levíssimo álcool, quase nada de amargor, mas o suficiente para equilibrar com o doce na medida certa!
Veredicto – Excelente cerveja!!! Consegue fazer com que todos os sabores possam ser sentidos de forma suave, não enjoativa. Sua cor é muito bonita apresentando um rubi único. Rica em aromas, e com a presença de um creme constante. Cerveja muito bem elaborada onde nada é agressivo, nem os 8% de álcool são percebidos. Belgian lace nota 10. Santa Cerveja !!