26 de outubro de 2009

La Trappe Bockbier

Enquanto aguardo ansiosamente a chegada da minha La Trappe Isid’or, tenho o prazer, e tive muito mais quando degustei a cerveja, de apresentar a La Trappe Bockbier. Embora leve o nome de bock, na verdade trata-se de uma cerveja de alta fermentação totalmente especial e diferenciada. Lembro a todos que é possível fazer bocks, que normalmente são de baixa fermentação, utilizando-se fermento de alta (ale), assim como é possível produzir porter de baixa fermentação, quando comumente se utilizam fermentos de alta. Mas esta cerveja é diferente. Não é simplesmente uma bock, apresentando um caráter muito peculiar e, por essa razão, a classifiquei como uma cerveja especial. Seguem as impressões de mais uma bela cerveja da minha adorada holandesa, La Trappe:

La Trappe Bockbier
Degustada em 23/10/2009
Família – Ale
Estilo – Authentic Trappist (Specialty Beer)
Teor de álcool – 7,0%
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus (12 graus pela cervejaria)
Cor – Marrom avermelhado.
Espuma – Boa formação e média duração, dourada.
Aroma – Madeira, caramelo, doce, torrado, leve café e chocolate, (frutas cristalizadas??), relativamente complexa.
Sabor – Médio corpo, baixa carbonatação, chocolate, doce agradável, frutas escuras/pretas/ameixa, quente, leve amargor do malte torrado com final de bala de café. Sabor também complexo.
Veredicto – Mais uma excelente cerveja La Trappe. É complexa, apresentando aromas e sabores sutis porém, marcantes. Figura entre minhas preferidas da cervejaria holandesa.