29 de outubro de 2009

La Trappe Isid'or

Lembram-se quando avisei da chegada de uma nova La Trappe no espaço de avisos, no dia 19/10/2009?? Havia postado o seguinte: “Chegou a La Trappe Isid’or - Não anuncio a chegada de cervejas antes de degustá-las, mas como todos já sabem, sou admirador incondicional das La Trappe e fiquei feliz com a notícia. Vou adquirir meus exemplares da Isid'or, degustar o quanto antes e depois contar a todos minhas impressões. Pelas informações que recebi trata-se de uma cerveja avermelhada, com 7,5 de álcool, levemente doce, com notas de caramelo. É uma cerveja comemorativa dos 125 anos de início da produção das La Trappe pelo monge e mestre cervejeiro Isidorus Laaber. Mais detalhes quando apresentar a cerveja em questão. Santa Cerveja !! M.Haicki – 19/10/2009”.
Pois bem, hoje apresento a mais nova cerveja da família trapista holandesa.
Em 2009 completam 125 anos do início da produção das cervejas La Trappe, com as receitas do frade Isidorus Laaber. Para comemorar este fato, foi produzida esta cerveja especial neste ano de jubileu, sendo batizada com o nome do primeiro mestre cervejeiro, homenageando o frade, que fez a cervejaria e o mosteiro famosos.
Uma parte dos lucros da La Trappe vai para os mosteiros da Indonésia e de Uganda, que foram criados por Koningshoeven. O lucro de La Trappe Isid'or vai inteiramente para os monges de Uganda, que fugiram da violência no Quênia em 2008 e tiveram de começar do zero no novo país. Com o lucro de La Trappe Isid'or , a comunidade será capaz de construir um novo mosteiro e encontrar uma nova fonte de renda.
Na sua produção da Isid’or são utilizados maltes de cevada e trigo e lúpulo Perle, este cultivado pelo próprio mosteiro. Seguem as impressões da Isid’or:

Na taça da La Trappe, como a vi servida no site da Cervejaria


















La Trappe Isid’or
Degustada em 29/10/2009
Família – Ale
Estilo – Authentic Trappist (Belgian Pale Ale)
Teor de álcool – 7,5%
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus (10 a 12 graus pela cervejaria)
Cor – Âmbar escuro/ avermelhada, turva.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, bege.
Aroma – Caramelo, doce, frutado, pêssego, maçã, laranja, leve lúpulo e leve fermento.
Sabor – Médio corpo, média/baixa carbonatação, frutada, levemente cítrica, levíssimo álcool, leve sensação quente, maltes, doce agradável, (damasco?), especiarias, leve e agradável amargor final.
Veredicto – Outra LaTrappe especial. Muito boa cerveja!!!! Uma belgian pale ale especial. Diga-se de passagem, em se tratando de La trappe, é impossível encontrar alguma cerveja que não seja especial. Recomendo, mas comprem logo seu exemplar porque é uma edição limitada, pelo menos por enquanto!!!