6 de outubro de 2009

Westmalle Tripel

A Abadia Trapista de Westmalle, localizada na região de Antuérpia, na Bélgica, foi fundada em 1804. Tornou-se um mosteiro trapista em abril de 1836 e em dezembro do mesmo ano produziu sua primeira cerveja. Em 1921 os monges decidiram vender seus produtos ao mercado. Dentre os produtos vendidos encontram-se leite, queijo e a cerveja. Em 1933 foi feita uma reforma nas instalações da cervejaria e hoje a Westmalle é considerada uma das mais tradicionais e modernas cervejarias do mundo. São duas as cervejas produzidas pela Westmalle, quais sejam, dubbel e tripel. Seguem as impressões da Westmalle Tripel:

Westmalle Tripel
Deg. 26/09/2009
Família – Ale
Estilo – Tripel (Authentic Trappist)
Teor de álcool – 9,5%.
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus ( 8 a 14 graus pela cervejaria)
Cor – Alaranjada, turva, com partículas em suspensão.
Espuma – Ótima formação e boa duração. Lindo creme.
Aroma – Maçã, laranja, maltes, cítrico, leve fermento, leve álcool, especiarias, doce agradável, (frutada?).
Sabor – Encorpada, média carbonatação, quente, maçã, cítrica, fermento, leve álcool, levíssimo amargor final, retrogosto de fermento e levemente seco.
Veredicto – Excelente tripel trapista. Com excelente creme. Rica em aroma e sabor. Maravilhoso corpo. Uma das melhores, se não for a melhor, do estilo. Também não é pra menos, pois este estilo foi desenvolvido pela Westmalle em 1934 e depois largamente “copiado” por várias outras cervejarias.