21 de julho de 2009

Starobrno Premium e Starobrno Cerné

Os documentos mais antigos da história da cidade de Brno já tratavam sobre a tradicional Cervejaria Starobrno na região. No início, a cerveja era produzida em conventos e monastérios existentes próximos a cidade de Brno. Onde destacam-se o convento Cistercian sisters e o monastério Augustinian brothers.
No século 19, juntamente com o desenvolvimento técnico iniciou-se o progresso na indústria cervejeira, onde pequenas fábricas fecharam suas portas e outras surgiram. Em 1872, a Mandel e Hayek, empresa familiar, entrou em atividade e comprou o terreno onde hoje está localizada a Cervejaria Starobrno. A produção da nova cervejaria expandiu gradualmente chegando a produzir 236.000 hectolitros de cerveja no final do século 19. Desde 1947, a cervejaria tem crescido e sua capacidade de produção atual é de 700.000 hl. A Starobrno sempre visou o avanço tecnológico, mas as principais mudanças ocorreram após 1994, quando BBAG austríaco Brewing Company assumiu o negócio, passando a desenvolver também novas políticas de vendas e marketing. A cervejaria Starobrno oferece vários tipos especiais de cerveja, como a Black Drak, a Cerveny Drak e a Barão Trenck, fabricadas seguindo receitas especiais e seguindo a tradição Tcheca. A certificação da qualidade da República Tcheca (Tcheca Made) foi concedida a Starobrno Premium lager. Seguem as impressões das boas versões da Starobrno encontradas no Brasil, que pertence hoje, ao grupo Heineken:

Starobrno Premium
Deg. 02/07/2009
Família – Lager
Estilo – Bohemian Pilsener
Teor de álcool – 5,0%
Temperatura de serviço – 2 a 6 graus (melhor a 6 graus)
Cor – Dourado escuro / caramelo, límpida.
Espuma – Boa formação e média/ pouca duração, cremosa, bege clara.
Aroma – Lúpulo, doce, cereais.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, malte, doce inicial evidente, final amargo pronunciado de lúpulo, residual levemente amargo equilibrado com o dulçor.
Veredicto – Gostei. Substanciosa como devem ser as cervejas deste estilo. Possui mais corpo do que as pilsen. Recomendo.


 

Starobrno Cerné
Deg. 02/07/2009
Família – Lager
Estilo – Munich Dunkel
Teor de álcool – 3,8%
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Marrom avermelhado/ rubi escuro.
Espuma – Boa formação e boa/ média duração, dourada.
Aroma – Torrado, doce, caramelo, chocolate, notas de café.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, maltes, torrado, doce, caramelo, café, levíssimo lúpulo, amargor final do malte torrado, residual também torrado e seco.
Veredicto – A mais escura do estilo que já provei e talvez a segunda melhor. Perde para a Tradition da Weihenstephaner. Porém é mais equilibrada que versão do estilo apresentada pela Primátor. Normalmente o teor alcoólico deste estilo varia de 4,5% a 5,0%, mas a Cerné tem apenas 3,8% como vimos.