28 de julho de 2009

Bruge Thank’s God, Golden Ale e Stout

Tive o prazer de conhecer tempos atrás, o Eduardo, proprietário da Cervejaria Bruge, antiga Dakaza, de Águas de Lindóia/SP. Logo poderei postar imagens da visita que farei à Cervejaria Bruge. Importante ressaltar que as cervejas Bruge são produzidas artesanalmente, com toda a família envolvida no processo e sem “aditivos químicos”, além de seguir a Lei de Pureza de 1516 da Baviera. Seguem as impressões da Bruge Thank’s God, Golden Ale e Stout:

Bruge Thank’s God
Deg 29/05/2009
Família – Ale.
Estilo – Weizenbier.
Teor de álcool – 5,5%
Temperatura de serviço – 4 graus.
Cor – Palha, turva.
Espuma – Média formação e duração.
Aroma – Leves banana e cravo, fermento agradável, maltes, cítrico, doce.
Sabor – Leve corpo, média carbonatação, leve doce, leve amargor do lúpulo, levíssimo malte, cítrico/limão, refrescante.
Veredicto – Boa cerveja!! Mais leve do que as cervejas de trigo normalmente são! Ótimo drinkability!! O cervejeiro Eduardo conseguiu resumir em uma cerveja de trigo, duas escolas, a belga e a alemã!! Parabéns, Edu!!! Ficou realmente leve e saborosa!!! Infelizmente o copo da cerveja não consegue abrigar todo o líquido da garrafa. E por incrível que pareça, aconselho a não misturar o fermento na cerveja, considerando que estamos falando de uma cerveja verdadeiramente artesanal e o depósito de fermento e malte é demasiado!!!!

Bruge Golden Ale
Deg 29/05/2009
Família – Ale.
Estilo – Golden Ale.
Teor de álcool – 4,0%
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Alaranjada, turva. Segunda taça mais turva, pelo fermento.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, bege, cremosa.
Aroma – Fermento agradável, cítrica, (pêssego??), maçã, maltes, (especiarias??)
Sabor – Leve/médio corpo, baixa carbonatação, fermento, cítrico, leve maçã, sem amargor, especiarias.
Veredicto – Outra cerveja boa!! A receita foi recentemente modificada pelo cervejeiro, e ficou muito melhor! É uma cerveja com corpo leve pra médio, com fermento destacado e agradável. Com certeza esta cerveja deixará sua namorada feliz. Aconselho não servir a levedura e o malte depositados no fundo da garrafa (a cerveja fica com apresentação mais bonita sem interferir no sabor!!). O aroma da Golden é muito agradável. Quanto ao sabor, poderia ser um pouco menos doce, talvez utilizando um pouco mais de lúpulo de amargor, para equilibrar com os maltes...

Bruge Stout
Deg 29/05/2009
Família – Ale.
Estilo – Sweet Stout.
Teor de álcool – 4,0%
Temperatura de serviço – 6 a 9 graus.
Cor – Marrom escuro.
Espuma – Ótima formação e boa/média duração, dourada.
Aroma – Café, maltes torrados, doce, toffee, chocolate, leve lúpulo.
Sabor – Leve/médio corpo, média carbonatação, doce inicial, maltes torrados, leve amargor dos maltes torrados, café, amargor agradável final de lúpulo.
Veredicto – Uma Sweet Stout! Não é meu estilo favorito, devo admitir, mas dentro do que propõe o referido estilo, é boa cerveja! Também, outra vez, digo para não misturar o fermento e maltes depositados na garrafa. Fica mais bonita e o sabor legal!!