13 de janeiro de 2009

Kilkenny e Harp

As duas cervejas que juntamente com a Guinness Draught formam o "Clã Guinness": Harp e Kilkenny! Tentei postar em 11/01/2009, as três juntas, mas por problemas técnicos do blog, não consegui. Tudo bem... Agora apresento as derradeiras...
A Kilkenny que era produzida pela St. Francis Abbey, na cidade de Kilkenny, desde 1710, foi comprada pela Guinness em 1965. A cerveja utiliza 100% de malte irlandês semitorrado na sua composição, o que, além da coloração, lhe confere notas adocicadas e com traços de torrado. A Harp inicialmente era produzida pela cervejaria The Great Northern Brewery que fica na cidade de Dundalk desde 1960. Em 1961 a Guinness integrou um consórcio de cervejarias, conhecido como Harp Lager Ltd, que tinha o objetivo de produzir a cerveja. Mas muitos episódios ocorreram no passar dos anos, e hoje a Guinness é quem produz a Harp que é a lager mais vendida na Irlanda.
As impressões das "agregadas":

Kilkenny
Deg. em 28/11/2008
Família – Ale
Estilo – Irish Cream Ale
Teor de álcool – 4,3%.
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus.
Cor – Cobre escuro avermelhado.
Espuma – Média formação e pouca duração.
Aroma – Pouco aromática. Leve lúpulo, leve doce, toffee.
Sabor – Média carbonatação, corpo médio, adstringente, leve amargor do lúpulo, levíssimo malte torrado, doce, razoavelmente equilibrada.
Veredicto – Não é um estilo muito apreciado por mim, mas é sem dúvida uma representante do estilo Irish Ale. Pra quem aprecia...
 
.
.
 
 

Harp
Deg. em 20/12/2008
Família – Lager
Estilo – Premium Lager
Teor de álcool – 5,0%.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourada.
Espuma – Boa formação e duração.
Aroma – Frutado, lúpulo, levíssimo doce do malte.
Sabor – Média carbonatação, leve/médio corpo, amargor do lúpulo mais destacado que o doce do malte, leve frutado.
Veredicto – Cerveja agradável com lúpulo e malte equilibrados. Lager honesta. O creme desta cerveja tem boa formação e persiste até quase o último gole, o que para mim merece pontos extras.