28 de janeiro de 2009

Hacker-Pschorr

Kellerbier é um estilo de cerveja muito seca, lupulada e com leve turbidez, pelo fato de não ser filtrada.
Conforme a tradição, deve-se servir a Kellerbier em canecos de cerâmica, chamados Krug. Segundo a história, o caneco de cerâmica pretendia esconder o aspecto turvo da cerveja, não desejado na época. Uma das características mais importantes que definem o estilo e a diferencia de outras cervejas alemãs é sua baixa carbonatação. Antes dos tanques de aço inoxidável, essa cerveja era fermentada em tanques de madeira que possuíam uma válvula de alívio de pressão na parte superior, chamada Spund, que regulava o volume de CO2 liberado do tanque. Durante a fermentação, o Spund era afrouxado para evitar que a pressão criada durante o processo causasse a explosão do tanque de madeira. Desta forma havia o vazamento de gás, deixando a cerveja menos carbonatada.
Outra diferença desta cerveja é o fato de ser mantida sob pressão durante a maturação colaborando também para que fique com menos gás.
Seguem as impressões desta boa cerveja alemã:

Hacker-Pschorr Anno 1417
Família – Lager
Estilo – Kellerbier
Teor de álcool – 5,5%.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Mel/cobre, turva pela presença do fermento.
Espuma – Ótima formação e boa duração, cremosa
Aroma – Cereais, malte, doce, lúpulo, frutado, (fermento?).
Sabor – Médio corpo, média/baixa/baixa carbonatação, maltes, frutado, mel, leve amargor final com residual “doce de mel”.
Veredicto – Bem gostosa esta cerveja. Fácil de beber. É a primeira do estilo que degustei, até porque, como vimos, não é muito comum.
Acho que experimentei algo parecido em Gramado/RS. Estou falando da Helles, fabricada pela cervejaria Barley. Infelizmente só tenho a foto da garrafa, que diga-se de passagem, foi uma dificuldade conseguir comprá-la e trazê-la para Campinas/SP ( mas como somos amantes da Santa Cerveja !!, conseguimos verdadeiros milagres!!!! Detalhe para a "tampa Flip top".
 
Abaixo, a imponente sulista que acredito, seja do mesmo estilo da Hacker-Pschorr Anno 1417