24 de janeiro de 2009

Unibroue Chambly Noire

Fundada em 1991, a Unibroue é uma companhia canadense especializada na produção de cervejas artesanais. São vários os estilos de cerveja desenvolvidos pela Unibroue com sabores, cores e texturas distintos sempre seguindo a escola belga. Todas as cervejas são de alta fermentação e refermentadas na garrafa. Quase todas as cervejas foram batizadas com nomes de vários mitos e lendas dos pioneiros da América. As cervejas são produzidas sem a adição de produtos químicos ou aditivos e suas matérias primas são analisadas e certificadas. A Unibroue é exportada para diversos países e é detentora de vários prêmios internacionais. Dos prêmios, classificou-se entre as 10 melhores cervejarias do mundo, em 1995 e 1996, pelo “The Beverage Testing Institute of Chicago”, principal referência no mercado da indústria cervejeira. Ganhou também medalhas pelo design de seus rótulos. No concurso internacional de cervejas, “World Beer Championships” de 2006, conquistou medalha de ouro com as cervejas Trois Pistoles e “Unibroue 15” e medalha de platina com a La Fin du Monde. As cervejas Unibroue, importadas pelo Brasil desde 2006, são especiais também em suas validades, pois não possuem data determinada de vencimento, mas sim indicação do tempo de guarda recomendado, que varia de 2 a 10 anos ou mais. São produtos que continuam evoluindo na própria garrafa. E para saber a data de envase, é só observar o código que antes era encontrado no rótulo e agora está no gargalo. Explico: Você verá na garrafa, por exemplo, a indicação C226 ou C2206, onde a letra indica o mês; os dois primeiros dígitos, o dia; e o último ou últimos dois dígitos, o ano. A=janeiro; B=fevereiro; e assim sucessivamente. Apenas a letra “I” é pulada para não ser confundida com o número 1 (um). No exemplo acima temos uma cerveja que foi envasada em 22 de março de 2006.
A primeira a ser degustada será a Chambly Noire, que assim como as outras cervejas da Unibroue com seus aromas de fermento inconfundíveis, é excepcional. As impressões:

Unibroue Chambly Noire
Deg 23/01/209
Produzida desde 2005
Tempo de guarda = até 3 anos
Família – Ale
Estilo – Belgian Dark Ale (também classificada como belgian specialty ale)
Teor de álcool – 6,2%
Temperatura de serviço – 8 a 12 graus (melhor a 10°C)
Cor – Marrom bastante escuro, turva.
Espuma – Ótima formação e boa duração, dourada.
Aroma – Café, chocolate, maltes torrados, ameixa, caramelo, doce, madeira, fermento.
Sabor – Encorpada, média carbonatação, frutas pretas, maltes torrados, doce balanceado, amargor leve de lúpulo no final com amargor do malte torrado mais pronunciado, fermento.
Veredicto – Esta cerveja postada envelheceu três anos. “Venceria” em 22/03/2009. Ela apresentou-se mais escura e encorpada, além de estar mais aromática e saborosa que outra de mesmo lote que degustei quando comprei há mais de dois anos e meio atrás. Excelente cerveja para harmonização com peixes e sobremesas de chocolate. A Unibroue produz cervejas muito acima da média! Magníficas!!!