1 de janeiro de 2009

Bohemia Oaken

Estreando as postagens 2009, apresento a mais nova agregada da família Bohemia lançada no final de 2008. Trata-se da Bohemia Oaken. Oak = carvalho, Oaken (lê-se “Ouquen”) seria algo como “feita de carvalho”. Feita com lúpulo inglês e maltes torrados europeus. Maturada por 07 dias com carvalho. Foram produzidas 8.000 garrafas numeradas em edição limitada, vendidas em kits contendo duas garrafas e duas bonitas taças armazenadas em uma bela caixa de madeira que deu de 10 a 0 na embalagem da Tripel da Baden Baden, já degustada pelo Santa Cerveja !! Cada fase da produção da Oaken era avisada através de mensagens de texto enviadas para o celular e para os e.mails dos consumidores que adquiriram o kit, uma idéia muito criativa. Seguem as impressões desta interessante cerveja, já parabenizando a Bohemia por mais esse lançamento, diria até audacioso:

A caprichada caixa de madeira que abriga as garrafas e taças da Bohemia Oaken

Bohemia Oaken - deg. em 17/12/2008
Garrafa nº 2085
Família – Lager
Estilo – Lager (maturada com carvalho). Classificada também como Wood Aged Beer.
Teor de álcool – 6,0%.
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus.
Cor – Castanho/carvalho.
Espuma – Boa formação e média/pouca duração, bege bem clara.
Aroma – Leve madeira/carvalho, frutado, doce, maltes torrados, (vinho?).
Sabor – Médio/leve corpo, boa carbonatação, leve madeira/carvalho, refrescante, discreto amargor, maltes torrados, final seco.
Veredicto – Talvez a melhor da família Bohemia. Pessoas que sequer haviam degustado esta cerveja já atiravam pedras... Errado pré-julgar!! Muito aromática (e é uma lager, hein!!) mas não tão saborosa, é certinha sem muita pretensão. Mesmo maturando com “chips” de carvalho e não em barril de carvalho, consegue trazer o aroma e sabor da madeira que dá um charme legal a esta cerveja.