4 de novembro de 2008

Warsteiner Dunkel

Produzindo desde 1753, a Warsteiner nasceu em Warstein, um pequeno povoado localizado em Westfalia/Alemanha e foi inicialmente uma fábrica de cerveja local e de orientação artesanal. Hoje é em uma das maiores e mais modernas cervejarias em propriedade privada da Alemanha. A Warsteiner também possui instalações próprias na Argentina, facilitando a distribuição e diminuição de custos para toda a América Latina.Infelizmente, nem todas as cervejas produzidas pela Warsteiner estão disponíveis no Brasil que as importa desde 1993. Na verdade apenas três são encontradas: a Warsteiner Premium Verum, que é uma boa pilsen, Warsteiner Dunkel, uma Munich Dunkel e a Warsteiner Fresh, não alcoólica. Todas as cervejas seguem a lei de pureza alemã de 1516. Degustei a Dunkel e as impressões foram as seguintes:

Warsteiner Dunkel
Família – Lager
Estilo – Munich Dunkel
Teor e álcool – 4,8%
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus
Cor – Cobre escuro.
Espuma – Boa formação e média duração, bege.
Aroma – Malte, caramelo, doce, queimado.
Sabor – Médio/leve corpo, média carbonatação, toffee (bala de caramelo), malte torrado, doce, com final amargo de lúpulo (e café?).
Veredicto – Boa cerveja como outras do estilo sendo bastante fácil de beber. Faz parte da minha lista de estilos que não aprecio muito, mas é a melhor para saborear depois da Weiheinstephaner Tradition.