10 de novembro de 2008

Colorado Indica

Já degustei a saborosa Demoiselle, a cerveja tipo porter da Colorado. Hoje apreciei a Indica, uma índia pale ale. Esse estilo tradicional da escola inglesa foi desenvolvido na época do Império Britânico afim de ser enviada a Índia para consumo dos seus cidadãos e soldados. Para que a cerveja pudesse ser armazenada e conservada por mais tempo, devido a longa distância percorrida por embarcações da Inglaterra até a Índia, adicionava-se bastante lúpulo. E esta é a grande característica desse tipo de cerveja, o amargor intenso do lúpulo. Mas a brasileira Indica ainda tem um diferencial, a adição de rapadura!! Sim, eu disse rapadura!! Então você questionaria: Mas como ficou essa cerveja? A resposta é simples: Excelente, a ponto de receber elogios do maior conhecedor de cervejas do mundo, o saudoso Michael Jackson (recebeu três estrelas no seu Pocket Beer Guide). E mais, recebeu também o prêmio de TOP 50 das cervejas nacionais e importadas mais consumidas no Brasil, pela Revista Prazeres da Mesa/ Fevereiro 2008. Vamos às impressões:

Colorado Indica
Família – Ale
Estilo – IPA – Índia Pale Ale (com rapadura)
Teor e álcool – 7,0%
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus
Cor – Cobre.
Espuma – Boa formação e ótima duração, cremosa, bege bem clara.
Aroma – Doce, toffee, maltes, lúpulo, frutado, “garapa” (obviamente por conta da rapadura)
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, doce seguido de amargor mais pronunciado, caramelo, maltes, médio/alto amargor final do lúpulo.
Veredicto – Muito boa cerveja. Creme muito bom. Não fica tão alto, mas acompanha o líquido até o final do copo (com certeza a rapadura tem participação direta na espuma). Com ótimo corpo, bastante aromática e saborosa. Além de um belo rótulo!! Fácil, fácil de beber... Parabéns, Marcelo, proprietário da Colorado, Santa Cerveja !!