8 de abril de 2013

Lindemans Pecheresse

Olá cervejeiros de plantão! Sim, eu sei que sumi legal, certo?! Recebi vários e.mails de cervejeiros e amantes de cerveja querendo saber se eu tinha morrido! rsrsrs Pior que é sério mesmo!!!! rsrsrs. Para alegria de alguns e decepção de outros tantos... ESTOU VIVASSO!!! E felizmente muito envolvido com a Haicki Bier. Mas tenho um carinho pelo Santa Cerveja !! que foi um canal que me deu a oportunidade de trocar informações sobre o assunto cervejeiro com pessoas de todo o Brasil e do mundo. Por isso, posso até sumir de vez em quando, mas parar de relatar minhas impressões sobre as cervejas que degusto, só quando morrer mesmo!!! De qualquer forma é bom perceber que tem uma galera que curte meu trabalho pra valer!!! Tô de volta e venho com uma batelada de cervejas de fermentação espontânea para o deleite dos apreciadores da acidez!!! Pra iniciar, falemos da Lindmans. A belga Lindemans é uma cervejaria familiar, localizada em Vlezenbeek, cidade que fica a sudoeste de Bruxelas, na região do Vale do Senne, abundante em leveduras selvagens e onde são produzidas as autênticas Lambics, as famosas cervejas de fermentação espontânea. Desde 1811 a Lindemans fabrica cervejas valendo-se de uma mistura (blend) de Lambics com envelhecimento de 1 a 2 anos e são produzidas apenas nos meses de inverno que vai de outubro a maio. Outra característica das cervejas de fermentação espontânea é a utilização de lúpulos secos e envelhecidos, objetivando aproveitar apenas suas características conservadoras sem no entanto destacar seu amargor. A Lindmans também se valhe desta técnica. Seguem as impressões da Lindemans Pecheresse:
 
Lindemans Pecheresse
Deg. 20/03/2013
Família – Fermentação Espontânea
Estilo – Lambic Fruit 
Teor de álcool – 2,5 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus (cervejaria sugere 5 graus).
Cor – Alaranjada, límpida.
Espuma – Boa formação e média duração, bege bem clara.
Aroma – Leve pêssego, leve celeiro.
Sabor – Leve corpo e boa carbonatação, pêssego, doce, ácida, frutada, levíssimo amargor final, leve adstringência.
Veredicto – Com 2,5 % de álcool, brilhante, saborosa com doçura e acidez na medida ideal, não tem como beber uma só! Deliciosa e delicada lambic com frutas. Aqui, utiliza-se o suco de pêssego. Sem exagero!!! Perfeita com pratos agridoces.