11 de novembro de 2012

BrewDog Nanny State

A Cervejaria escocesa BrewDog classifica este rótulo como sendo uma Imperial Mild no seu rótulo! Uma cerveja que já teve 1,1%, hoje mais fraquinha ainda com seus 0,5% é uma cerveja que se enquadra melhor como sendo “specialty beer”. O Beer Advocate a considera uma Americam IPA (entendo que não tem álcool suficiente para o referido estilo) e o Rate Beer a compreende como uma Low Alcohol (pra nossa legislação é considerada com álcool. Sem álcool só com menos de 0,5 %). Assim, a BrewDog “apronta das suas” e cria uma IPA quase sem álcool!!! Seguem as impressões da BrewDog Nanny State:
 
BrewDog Nanny State
Deg. 28/10/2012
Família – Ale
Estilo – Specialty Beer
Teor de álcool – 0,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Castanho, límpida.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege.
Aroma – Lúpulo muito evidente remetendo ao maracujá, cítrico, leve floral, leve caramelo.
Sabor – Leve corpo e média carbonatação, amargor evidente mas bem equilibrado, ranso, final seco com moderado amargor, retrogosto amargo.
Veredicto – No Brasil, para considerarmos uma cerveja sem álcool, o rótulo deve indicar valor “menor” que 0,5%, que não é o caso desta BrewDog. Portanto para nós, tecnicamente é uma cerveja com pouquíssimo álcool, mas não sem álcool. Detalhes a parte, é uma cerveja muito gostosa! Mesmo sem álcool pra equilibrar o conjunto bastante lupulado, a BrewDog conseguiu uma proeza... deixa-la agradável. E sim, quando conseguir uma nova foto, prometo que substituo!