23 de fevereiro de 2009

Eisenbahn 5 Anos

A Eisenbahn 5 foi produzida para comemorar o 5º aniversário da cervejaria catarinense. Em agosto de 2008 esta cerveja ganhou o primeiro lugar na categoria estilo Vienna Red, sendo considerada a melhor do mundo no referido estilo, no concurso “World beer Awards”, promovido pela revista inglesa Beers of the World. É considerada a cerveja mais lupulada do Brasil por passar pelo processo/método denominado “Dry Hopping” onde outra quantidade de lúpulo é adicionada a cerveja durante sua maturação. Um pouco da história da Eisenbahn já foi contada em post anterior. Seguem as impressões de mais uma boa cerveja de Blumenau cujo o estilo "nasceu" de cervejarias caseiras americanas:

Eisenbahn 5 Anos
Deg. em 23/02/2009
Família – Lager
Estilo – Amber Lager (classificada também como red lager ou vienna red)
Teor de álcool – 5,4%
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus.
Cor - Acobreada, límpida.
Espuma – Média formação e boa duração, dourada .
Aroma – Floral de lúpulo muito presente, doce do malte, caramelo. Aroma marcante.
Sabor – Doce inicial do malte “atropelado” pelo amargor bastante intenso do lúpulo, caramelo, com retrogosto também amargo e seco.
Veredicto – Para fãs de cervejas lupuladas, como é o meu caso, essa é a pedida nacional. Cervejas que passam pelo processo "Dry Hopping" conferem mais aroma da planta e não amargor!!!!! Fiquei imaginando um belo pernil harmonizado com esta cerveja... Mas a ratificação dessa idéia fica para um próximo post. Vale experimentar!!!! Santa Cerveja !!