9 de fevereiro de 2009

Eggenberg Doppelbock Dunkel

Mais duas cervejas da Eggenberg desembarcaram há pouco tempo em nossas terras: a Samichlaus Helles, uma versão mais clara da conhecida Samichlaus, que agora recebe o “sobrenome” “Classic” e a Doppelbock Dunkel, mais escura do que a também conhecida Urbock 23º. Tanto a Classic como a Urbock, já foram analisadas pelo Santa Cerveja !! em posts anteriores, assim como um pouco da história da Eggenberg também foi contada. Seguem as impressões da bock dupla escura da cervejaria austríaca:

Eggenberg Doppelbock Dunkel
Deg. em 09/02/2009
Família – Lager
Estilo – Doppelbock.
Teor de álcool – 8,5%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Marrom escuro, límpida.
Espuma – Ótima formação e boa duração, cremosa.
Aroma – Maltes torrados, doce, toffee, razoável álcool, leve café, levíssimas notas de chocolate, (notas levíssimas de frutas pretas?).
Sabor – Médio corpo/encorpada, média/baixa carbonatação, álcool, quente, maltes torrados, café, toffee, leve doce e agradável amargor de lúpulo .
Veredicto – Cerveja medalha de prata na World Beer Cup 2008, na categoria German-Style Strong Bock. A melhor cerveja produzida pela Eggenberg. Claro, a Samichlaus tem toda uma “atmosfera” diferenciada por ser produzida somente uma vez no ano além de ser uma boa e complexa cerveja. Mas esta doppelbock me surpreendeu. O problema é o preço: em média R$ 17,00, a garrafa com 330 ml. De qualquer forma fica a indicação!!! E se você gosta mesmo de cerveja, não vai deixar de degusta-la pelo menos uma vez!!! É realmente gostosa!!!