1 de junho de 2013

Baden Baden Chocolate Beer

Minha história com cervejas, teve início quando experimentei uma Baden Baden em Monte Verde/MG, mais precisamente a BB Stout. Mas isso quem acompanha o blog, já sabe, né! Depois dessa experiência com uma cerveja diferenciada, fiquei preocupado com a aquisição da Baden, primeiro pela Schinchariol e mais recentemente pela japonesa kirin, pois achei que os rótulos seriam suprimidos e a qualidade deixaria a desejar. Feliz engano! As cervejas continuam muito boas e as novidades sempre aparecem. Depois da Weiss e Tipel, a Baden lança, em edição limitada, uma versão com cacau e aroma de baunilha. Para quem é fã das cervejas de Campos do Jordão/SP, saiba que todas estão postadas no Santa Cerveja !!, afinal, tenho um carinho especial por elas! É só pesquisar! Seguem as impressões da Baden Baden Chocolate Beer:

Baden Baden Chocolate Beer
Deg. 31/05/2013
Família – Ale
Estilo – Chocolate/Cocoa-Flavored Beer (BA) ou specialty beer (BJCP)
Teor de álcool – 6,0 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (rótulo sugere de 6 a 8 graus).
Cor – Marrom bem escuro.
Espuma – Boa formação e ótima duração, bege escuro, cremosa.
Aroma – Chocolate amargo intenso, doce, licor de cacau, achocolatado em pó, leve baunilha.
Sabor – Leve corpo e média carbonatação, leve adocicado, chocolate evidente, médio amargor de malte torrado, leve acidez também do malte, final moderadamente seco.
Veredicto – Cerveja que leva cacau em pó e aroma natural de baunilha, entre outros adjuntos, nesta receita. E por isso, lógico, o chocolate impera em aroma e sabor com um levíssimo toque de baunilha. “Faz lembrar” a Double Chocolate Stout, da Young’s, mas evidentemente com menos corpo e devidas proporções. Com as sobremesas indicadas no rótulo deve harmonizar perfeitamente. Tentei uma “brincadeira” com bolo de baunilha, mas a baunilha da cerveja ficou muito evidente quando harmonizados bolo e cerveja. Experimentem!