23 de abril de 2012

Ola Dubh Special 12 Reserve

Havia adquirido as Ola Dubh 18 e 40 já há algum tempo, mas como são cervejas que se comportam bem para guarda, decidi deixá-las descansando até conseguir as versões 12, 16 e 30. Assim poderia degustá-las seguidamente podendo portanto, perceber as nuances e diferenças entre elas. Chegou a hora!!!! Tenho todas as Ola Dubh e começo a apresentar uma a uma a partir de hoje. Antes, um pouco sobre essa produção especial da escocesa Harvieston. As Ola Dubh tem como base a Old Engine Oil (já postada aqui no Santa Cerveja !!) e são maturadas em barris de carvalho onde antes abrigaram o conhecido "Highland Park (12, 16, 18, 30 ou 40) Year Old Single Malt Scotch Whisky". Obviamente, todas as versões trazem, com mais ou menos intensidade, o aroma de uísque. Os números são referência a quantidade de anos que o uísque envelheceu no barril antes de ser envasado. Inicio com a versão que ficou no barril que abrigou por menos tempo o uísque referido. Das Ola Dubh que tenho é a mais “jovem” também! Apresenta como data de “vencimento” o mês de fevereiro de 2014. Seguem as impressões da Ola Dubh Special 12 Reserve:

Ola Dubh Special 12 Reserve
Garrafa nº 02459
Envasada em fevereiro/2010
Deg. 19/04/2012
Família – Ale
Estilo – Old Ale
Teor de álcool – 8,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus (cervejaria recomenda de 10 a 13 graus)
Cor – Preta.
Espuma – Ótima formação e duração, cor de café com leite, cremosa.
Aroma – Levíssimo defumado lembrando fumaça, álcool, levemente frutada, frutas pretas, ameixa, passas, (madeira?), café, chocolate, ranso.
Sabor – Médio corpo e baixa carbonatação, adocicado, caramelo, café, chocolate amargo, defumado bastante leve, baunilha, amargor moderado, final amargo com leve adocicado.
Veredicto – Se esta versão, que dormiu em barris que abrigaram uísque por 12 anos, apresenta certa complexidade, fico imaginando a “versão 40”! Ótima old ale! Mas nós vivemos no Brasil, e uma cerveja desta custa caro. Mas preciso dizer felizmente (ou infelizmente se pensarmos no preço) que vale demais experimentar pelo menos uma garrafa! O prazer é certo! Com notas levíssimas de ranso, que podem soar negativas, na verdade não o são. Muito pelo contrário, também podem ser consideradas atributos do estilo.