5 de janeiro de 2012

Wychwood Scarecrow

A Cervejaria Wychwood foi “teoricamente” fundada em 1990 (já que existia antes desta data com o nome de Eagle) e ocupa as instalações de uma antiga maltaria que pertencia a Clinch’s Brewery. Foi batizada com o mesmo nome da floresta vizinha que é conhecida por sua tradição em preservar a cultura medieval na região de Oxfordshire. Com uma produção média de 50.000 barris por ano, a cervejaria inglesa se autointitula a primeira entre as produtoras de ales orgânicas do Reino Unido. A Wychwood se vale de slogans debochados para promoção de seus produtos. Um dos mais conhecidos é o protagonizado pelo Hobgoblin, o famoso e sinistro duende, que, segurando um pint de Ale diz: "What's the matter Lagerboy, afraid you might taste something?" (ou: Qual o problema “bebedor de lager”, medo de sentir gosto de algo diferente?). Algumas poucas cervejas da Wychwood desembarcaram no Brasil. Duas consegui adquirir e outras duas encontrei, mas faltava “tempo” (conhecido com Real – R$) para compra-las. Começo com a boa cerveja orgânica que, assim como os outros rótulos da cervejaria é envasada em bela garrafa com lindo rótulo também “medieval”. Seguem as impressões da Wychwood Scarecrow, a antiga Wychwood Circle Master:

Wychwood Scarecrow
Deg. 16/12/2011
Família – Ale
Estilo – Organic English Pale Ale (para alguns, golden pale ale orgânica)
Teor de álcool – 4,7 %
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (melhor a 7 graus).
Cor – âmbar/ dourado intenso, média/ pouca turbidez.
Espuma – Média formação e média duração, cremosa, bege clara.
Aroma – Lúpulo, maltes, frutada, biscoito, (caramelo?), (cítrico?), (herbal?).
Sabor – Médio/ leve corpo e média carbonatação, doce dos maltes seguido de médio amargor de lúpulo que persiste na boca, moderadamente seca, refrescante, pão, final doce/ amargo, (leve picante?).
Veredicto – Excelente pale ale inglesa. Independentemente de ser orgânica, provavelmente foi uma das melhores que degustei do estilo. Seca com médio e agradável amargor, é difícil enjoar dela. É um rótulo verdadeiramente orgânico, considerando que o lúpulo target e os maltes utilizados na receita são de fato orgânicos. Esta versão da Wychwood não é envasada em Cask.