31 de janeiro de 2012

Leffe Triple

Esta Leffe, diferentemente das outras versões, não é filtrada e a cervejaria sugere que a levedura que fica depositada na garrafa precisa ser homogeneizada com a cerveja. Deve-se servir metade da garrafa e depois fazer movimentos circulares com a outra metade antes de derramá-la na taça. Seguem as impressões da Leffe Triple:

Leffe Triple
Deg. 22/12/2011
Família – Ale
Estilo – Tripel.
Teor de álcool – 8,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (Leffe sugere de 6 a 8 graus).
Cor – Âmbar, turva, várias partículas suspensas.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, cremosa, bege clara.
Aroma – Especiarias, coentro, cravo, doce, cítrico leve, frutada, levíssimo álcool.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, especiarias, coentro, adocicada, cítrica, leve amargor de lúpulo, álcool, certa acidez, final adocicado com “sensação quente”, leve sensação seca.
Veredicto – Este rótulo da Leffe vem com leveduras na garrafa e a cervejaria, como disse, sugere a homogeneização delas com o líquido, parecido com o procedimento quando se degusta uma Weiss. Ótima cerveja onde as especiarias e a doçura comandam a receita, com respaldo na medida, do amargor de lúpulo!! A “crítica” se resume no fato de ser menos atenuada do que se espera!! No Brasil, já é rotina encontrar as versões Blonde e Brune nas prateleiras dos supermercados, mas infelizmente a Tripel não é tão acessível assim!!! Digo isso porque esta versão não deixa nada a dever às outras belgas do estilo. Sempre gostei das cervejas Leffe, mas a Tripel mostra a capacidade da cervejaria belga. Santa Cerveja !!