16 de janeiro de 2012

Belzebuth Super Strong

A cervejaria francesa Grain d’Orge gosta de divulgar que é a cerveja mais forte do mundo, principalmente considerando o teor alcoólicos rótulo “do diabo”. Sabemos que hoje existem cervejas no mercado com mais de 40% de álcool, que deixa no referido quesito, as francesas no “chulé”. Porém, diferentemente do que se espera de cervejas agressivas em álcool, as Belzebuth que levam nas suas receitas o trigo, arroz e também açúcar (este, comum ao estilo proposto) tem muito mais a oferecer. Seguem as impressões da Belzebuth Super Strong:

Belzebuth Super Strong
Deg. 19/12/2011
Família – Ale
Estilo – Strong Golden Ale.
Teor de álcool – 8,4 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus. (cervejaria sugere de 6 a 8 graus)
Cor – Âmbar/alaranjada, límpida.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege clara, cremosa, .
Aroma – Doce, maltes, leve cítrico, especiarias, álcool, moderadamente frutada, (picante??).
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, “sensação quente”, álcool, doce, maltes, acidez moderada, final levemente amargo seguido de intenso dulçor com retrogosto bastante agradável e sensação de aquecimento.
Veredicto – Surpreendente com linda coloração. Todas as cervejas deste estilo tem a Duvel como “espelho”. E esta Belzebuth é mais “satânica” que o “espelho” no quesito álcool (sabor e força), embora com 0,1 % menos. O doce intenso não incomoda, pelo contrário, é equilibrado no conjunto, assim como o álcool e o lúpulo (que trabalha como equilibrador mesmo, sem “aparecer”), porém é pouco atenuada. Este rótulo da francesa Grain d’Dorge é terrivelmente agradável e recomendada.