11 de outubro de 2011

Sauber Beer ESB

Depois dos primeiros contatos com as cervejas Sauber de Mogi Mirim/SP, tive a oportunidade de conhecer a cervejaria e acompanhar a brassagem da Sauber Bock, que por ironia, será a única da marca que não postarei, pois quando da minha visita, a referida versão havia esgotado. O cervejeiro Renato é realmente um anfitrião de primeira e me recebeu em agosto passado. Junto com sua esposa, me contou como iniciou sua aventura cervejeira (que já contei aqui) e sobre os processos que envolvem a fabricação das cervejas. Agora passo a apresentar, uma a uma, as nove versões que ainda faltavam no Santa Cerveja !! e prometo que também trarei a bock. Seguem as impressões da Sauber Beer ESB:

Sauber Beer ESB
Deg. 26/09/2011
Família – Ale
Estilo – ESB.
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Cobre/acastanhada, turva.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, bege.
Aroma – Lúpulo moderado, malte, adocicado, leve frutado, levíssimo álcool, fermento.
Sabor – Médio corpo e média/boa carbonatação, sabor e amargor de lúpulo moderados, leve residual maltado, frutada, acidez moderada.
Veredicto – A carbonatação que se apresenta média/alta, é aceitável quando engarrafa, que é exatamente o caso. Muito comum nas ESB, o aroma de castanhas/nozes, não aparece nesta versão da Sauber. É mais intensa que a Pale Ale, principalmente no amargor dos lúpulos. Aliás o estilo analisado deve ser mesmo mais marcante em todas as sensações! Talvez a classificasse como uma pale ale “mais lupulada”. No resumo dos acontecimentos, uma boa cerveja!