21 de agosto de 2011

La Trappe Quadrupel Oak Aged

Guardei esta preciosidade para degusta-la e posta-la em data especial. E a melhor data só poderia ser a do meu aniversário. Ficando mais velho com uma bela cerveja é bom demais!!! Já falei e vou repetir isso várias vezes!! Muitas trapistas são realmente boas, mas a La Trappe me fascina a cada garrafa que abro!!!!! É a cervejaria trapista com maior portfolio sem dúvida. E o melhor, todas as versões são muito boas. Quando soube da chegada da Quadrupel Oak Aged, não perdi tempo e corri para comprar minhas garrafas que já são do segundo lote blendado em 26/07/2010. A versão maturada por pelo menos doze meses em barris de carvalho da La Trappe Quadrupel começou a ser produzida em 2008, mas teve seu primeiro lote “blendado” em 01/06/2010, mesma data do lançamento da cerveja que é encontrada apenas em garrafas de 375ml, arrolhadas. Já foram disponibilizados os terceiro e quarto lotes também. O mais fantástico de toda a história, é que cada lote teve porcentagens diferentes de cervejas de diferentes barris. A cerveja que posto hoje, por exemplo, teve a seguinte blendagem: New Medium Oak Toast 9%; Port Medium Burnt Toast (American Oak) 64%; Port Medium Burnt Toast (French Oak) 9%; Port Medium Toast (French Oak) 18%. Agora pergunto, dá pra não se encantar com a La Trappe? Seguem as impressões da La Trappe Quadrupel Oak Aged:

La Trappe Quadrupel Oak Aged
Lote 02
Deg. 21/08/2011
Família – Ale
Estilo – Wood - and Barrel-Aged Strong Beer (Quadrupel).
Teor de álcool – 10,0 %.
Temperatura de serviço – 12 graus (Rótulo sugere de 12 a 18 graus).
Cor – Marrom/castanho escuro, levemente turva.
Espuma – Boa formação e média/pouca duração, cremosa, bege.
Aroma – Baunilha, madeira, álcool, frutas pretas e vermelhas, ameixa, banana passa, licor de cacau, caramelo.
Sabor – Encorpada e baixa carbonatação, doce, álcool, “sensação quente”, maltes, frutada, (morango?), (cereja?), licorosa, “vinho”, leve acidez, final adocicado.
Veredicto – A taça da La Trappe está velhinha igual ao dono, no caso eu! rsrs. É isso, mais uma La Trappe sensacional!! Esta quadrupel é menos doce e mais escura que a versão tradicional da cervejaria, mas não achei tão seca como vi em vários comentários, tanto que nem citei esta impressão no sabor. É única e especial principalmente pelo processo de maturação a que é submetida. A madeira aparece no aroma, mas percebi muito pouco no sabor. Pena que não consegui adquirir os outros lotes com “blendagens” diferentes. Santa Cerveja !!