2 de agosto de 2011

Dama Bier India Pale Ale

A quarta receita desenvolvida pela Dama Bier foi uma India Pale Ale. Muitos colegas entenderam tratar-se de uma English IPA. Eu tive percepção um pouco diferente como vocês poderão ver abaixo. Mas no mundo da cerveja, tudo é muito subjetivo. Ainda bem!!!! Seguem as impressões da Dama Bier India Pale Ale:

Dama Bier India Pale Ale
Deg. 19/03/2011
Família – Ale
Estilo – American IPA
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (melhor a 7ºC)
Cor – Acobreada, turbidez que permanece, menos evidente, quando aquecida.
Espuma – Média formação e média/pouca duração, bege clara.
Aroma – Doce moderado, caramelo, floral e cítrico dos lúpulos, (terroso???), (levíssimo frutado??).
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, amargor moderado/alto, doce também moderado, caramelo, lúpulos e maltes, agradavelmente seca, (certa adstringência?).
Veredicto – Tive a oportunidade de beber esta IPA, extraída direto do tanque de maturação. Claro que é melhor que a versão engarrafada!! A pasteurização atrapalha um pouco. Para o estilo, um pouco mais de amargor seria bom!!! Mas outra vez a pasteurização pesa intensificando um pouco mais o doce dos maltes. Porém, é uma boa IPA carente de lúpulo no aroma e sabor. E embora o rótulo desta versão traga estampada a bandeira da Inglaterra (mais pra lembrar a origem do estilo), estamos diante de uma IPA americana (identificável pelas notas florais e cítricas trazidas pelos lúpulos americanos, mais precisamente cascade e amarillo) com uma “pitada” inglesa pela possível nota terrosa. Devemos considerar ainda que a Dama foi corajosa em produzir uma cerveja de estilo com mais personalidade. Indico!! Isso mesmo, indico (não é Indica, não!!rsrs). Ahhh! Preço justíssimo na fábrica, hein!!!