6 de agosto de 2011

Tooheys New

A Lion Nathan controla quatro cervejarias na Austrália. Entre elas a Tooheys e a Castlemaine Perkins (XXXX). A primeira localizada em Nova Gales do Sul e a segunda em Queensland. A Tooheys New é a segunda maior cerveja em vendas na Austrália, perdendo apenas para a Victoria Bitter (VB) da Forster’s. A versão que apresento da Tooheys não utiliza aditivos artificiais nem conservantes. Foi considerada ainda a melhor cerveja em sabor entre as lagers em premiação que se deu no Australian International Beer Award, em 2006. Seguem as impressões da Tooheys New:

Tooheys New
Deg. 11/03/2011
Família – Lager
Estilo – Pale Lager (Standard American Lager).
Teor de álcool – 4,6 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourada, límpida.
Espuma – Boa formação e boa duração, cremosa.
Aroma – Maltes, cereais, levíssimo lúpulo herbal, leve vegetal cozido.
Sabor – Leve corpo e média carbonatação, doce do malte seguido de levíssimo amargor de lúpulo. Final doce/amargo delicado.
Veredicto – Sem conservantes! Também é boa. A Hahn, outra australiana, é mais saborosa e aromática. Lembro que são cervejas de um estilo que não tem muito a apresentar no que diz respeito a experiências sensoriais complexas. Se é fácil de beber e é refrescante, cumpre seu objetivo. Esta versão passou no teste principalmente pela suavidade que apresenta. Glórias ao rótulo que é bem produzido!!