18 de março de 2011

Flensburger Pilsener

Cervejaria fundada em 1888, pelos cidadãos de Flensburg, localiza-se no extremo norte da Alemanha e é controlada até hoje pelas famílias fundadoras. As cervejas lá produzidas são distribuídas por todo o país e são conhecidas pelo típico e diferente fechamento "flip-top" (conhecidas também como "swing top") de suas garrafas com o carinhoso apelido "Flens". A cervejaria continua se abastecendo, até hoje, do mesmo reservatório de água que data da “Era do Gelo”, resultante do degelo dos “glaciares escandinavos”. Quer mais história????? O brasão da Flensburger evoca a tradição naval da região de Hamburgo e o Mar do Norte. Começo a apresentar as respeitáveis alemãs!! Seguem as impressões da Flensburger Pilsener:

Flensburger Pilsener
Deg. 05/02/2011
Família – Lager.
Estilo – German Pils.
Teor de álcool – 4,8 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Amarelo, límpida.
Espuma – Boa formação e boa duração, branca.
Aroma – Cereais, malte destacado, doce, leve lúpulo.
Sabor – Leve corpo e boa carbonatação, início doce a agradável de malte, final amargo de lúpulo, com retrogosto de lúpulo e leve adocicado. Relativamente seca.
Veredicto – Espuma muito boa na formação e duração. Bela garrafa que me assustou quando abri. Explico: Não fez o “tchiii” (barulhinho característico das cervejas). Pensei que a amostra estivesse com problemas. Mas, não! É uma boa pilsen alemã, mas um pouco mais de aroma da “trepadeira” (lúpulo), deixaria a versão da Flensburger mais definida no estilo proposto.