8 de março de 2011

Rogue Juniper Pale Ale

Depois de três dias afastado do meu blog (por justo motivo- estava fazendo cerveja em Serra Negra/SP), voltei com mais Rogue. Hoje, falando da Juniper Pale Ale. O gim, recebeu esse nome por conta da palavra "genievre", a expressão francesa para a fruta do junípero, que lhe dá sabor característico. Os britânicos diziam que uma infusão de gim tinha a função de restaurar a juventude bem como a de proteger. Era uma planta tradicionalmente cultivada na entrada das casas para protegê-las do mal. Os ramos de junípero eram queimados como forma de evitar doenças contagiosas e os médicos medievais mascavam seus frutos quando trabalhavam para evitar infecções. A madeira do junípero é ainda utilizada para fazer lápis e com propriedades semelhantes ao cedro pode repelir traças. O junípero apresenta fragrância herbácea, apimentada, lembrando pinho e cânfora. É considerado um anti-séptico, adstringente, com possibilidade de aliviar as dores do reumaticas, a artrite e dores musculares, além de melhorar a circulação. Mas atenção aos desavisados: o junípero pode estimular excessivamente os rins. Assim, evite-o se os seus rins estiverem inflamados ou infectados. A cerveja da americana Rogue produzida com este fruto merecia toda esta atenção. É uma cerveja única, saborosa e aromática por conta da “frutinha” destacada neste post. Seguem as impressões da Rogue Juniper Pale Ale:

Rogue Juniper Pale Ale
Deg. 26/10/2010
Família – Ale
Estilo – American Pale Ale
IBU – 34
Teor de álcool – 5,2 %
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Laranja, cor-de-mel, turva.
Espuma – Boa formação e boa duração, cremosa.
Aroma – Frutada, doce de malte, lúpulo floral evidente, aroma específico destacado provavelmente pelo junípero.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, doce suave, frutada, laranja, (mel?), gosto floral evidente, final seco com médio amargor de lúpulo persistente.
Veredicto – Nunca vi nem comi “juniper berries”, mas esta cerveja tem aroma e sabor diferenciado, bastante floral, que talvez seja por conta desta fruta. Já desisti de achar que não vou mais me surpreender. Esta versão da Rogue é muito boa. Pale ale americana de tirar o chapéu ou estender o copo, se preferir!!! Tudo na Juniper Pale Ale é superlativo, inclusive a espuma. Delícia!!! Diferente, aromática e saborosa. Santa Cerveja !!