14 de março de 2011

Flying Dog Raging Bitch

Só pra descontrair dentre as americanas Rogue, lanço mão de outra yankee. Para comemorar 20 anos da cervejaria, a Flying Dog criou outra receita. Para tanto, utilizou como base a versão Snake Dog India Pale Ale, aumentou a carga de lúpulo ao “extremo” e valeu-se do fermento de inspiração belga “El Diablo”. O resultado foi uma boa cerveja, porém não tão equilibrada. Seguem as impressões da Flying Dog Raging Bitch:

Flying Dog Raging Bitch
Deg. 08/03/2011
Família – Ale
Estilo – Imperial IPA (classificada também como Belgian IPA).
IBU - 60
Teor de álcool – 8,3 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Laranja escuro/Castanho claro, levemente turva.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, bege bem claro.
Aroma – Lúpulos evidentes remetendo ao cítrico e floral, frutado, abacaxi e pêssego, caramelo, (condimentada?).
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, amargor e sabor de lúpulos evidentes, cítrico, leve caramelo, álcool percebido pela “sensação quente”, (condimentos??), doce de maltes se faz lembrar, mas não sobrepõe o amargor, final seco e amargo/doce persistente.
Veredicto – Turbidez a frio que melhora com o aquecimento. Camada perene de espuma acompanha a cerveja até o último gole. Álcool só perceptível pela sensação de calor. Sem contar o álcool, que é até “discreto” no conjunto, pode-se considerar uma Imperial IPA, embora a cervejaria a tenha classificado como belgian IPA. De qualquer forma, nesta versão é o lúpulo quem brilha!!! Bons exemplos de Belgian IPA são: Gouden Carolus Hopsinjoor e Urthel Hop-it. Seminarista Cerveja !!