2 de janeiro de 2011

Svyturys White Baltas

Inicio 2011 tratando de uma cervejaria lituana. Isso mesmo!!! A Svyturys-Utenos, como hoje é conhecida, é a cervejaria mais antiga da Lituânia, em atividade desde 1784, fundada pelo comerciante J. W. Reincke. Após sua destruição durante a Segunda Guerra Mundial retomou suas atividades em 1946. Inicialmente envasadas em tonéis de madeira e vendida para bares locais. Em 1950 foi instalado um sistema de engarrafamento ampliando sua distribuição. Atualmente a cervejaria integra a Baltic Beverages Holding, subsidiária da grande Carlsberg e da Scottish & Newcastle. Seis rótulos da cervejaria lituana estão disponíveis no Brasil. Começamos com as impressões da Svyturys White Baltas, uma boa weizenbier produzida por este país do leste europeu:

Svyturys White Baltas
Deg. 26/10/2010
Família – Ale
Estilo – Weizenbier.
Teor de álcool – 5,0 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Amarelo-palha, turva.
Espuma – Boa formação e boa/ média duração, branca.
Aroma – Banana evidente, cravo, fermento, doce, cítrico.
Sabor – Médio corpo e boa carbonatação, cravo bem evidente com banana em segundo plano, adstringente, razoável toque de limão, cítrico, levíssimo amargor com noras de limão final.
Veredicto – Olha aí a Lituânia mostrando que também sabe fazer cervejas. Boa weizen que remete às witbier belgas por conta do limão/ cítrico e mesmo pela cor palha. È a primeira da cervejaria que degustei e a impressão foi muito boa. Vale a pena experimentar. Com bom custo/ benefício.