22 de novembro de 2010

Petrus Aged Pale

Como escrevi em post anterior, deixei a versão mais discutida por último. Já li sobre a Petrus Aged Pale e a vi classificada como Flanders Brown Ale/Oud Bruin. Completo engano!! Cervejas do referido estilo são mais escuras e menos amargas que as Flanders Red Ale, porém, passam pelo mesmo processo de envelhecimento, só que em tonéis de aço inoxidável e não em tonéis de carvalho como no caso das Red. As flanders brown ale tem toques de chocolate, caramelo e toffee. Assim, fica claro que a cerveja ora analisada não é do estilo que alguns acreditavam. Somente o agridoce encontrado faz lembrar o estilo marrom belga. Desta forma preferi classifica-la apenas com o gênero, ou seja, trata-se de uma Sour Ale (mais perto de uma flanders red ale, por todo exposto), cerveja que tem como características principais, o “azedume” e o baixo drinkalitity. Seguem as impressões da Petrus Aged Pale:

Petrus Aged Pale
Deg. 12/06/2010
Família – Ale
Estilo – Sour Ale.
Teor de álcool – 7,3 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 (de 8 a 12 pela cervejaria).
Cor – Dourado intenso, límpida.
Espuma – Ótima formação e boa duração, bege claro.
Aroma – Vinagre, maçã, doce, madeira, (vinho branco??), cobertor de cavalo.
Sabor – Leve corpo e boa carbonatação, lembra um frisante, azedo evidente, salgada no final, retrogosto azedo e levemente doce, sem amargor.
Veredicto – Cerveja que envelhece por vinte meses em barris de carvalho. Remete às lambic. Interessante e diferente de tudo que já degustei. Digamos que lembra uma lambic mais atenuada. Vale pela experiência do diferente. Não há percepção do álcool que é de 7,3 % em momento algum, seja no aroma ou sabor. Dentre as Petrus disponíveis no Brasil, a versão Gouden Tripel é a melhor e a Aged Pale, a inusitada. Em tempo não poderia deixar de esclarecer que outra errônea classificação já foi dada a esta cerveja: Wood-Aged Beer. Cervejas do referido estilo maturam em barris que contém resíduos de outras bebidas como uísque, vinho, rum, etc. Exemplos deste estilo são as escocesas Ola Dubh, cujos barris receberam e “abrigaram” antes, uísque. A Petrus Aged Pale simplesmente matura em barris de carvalho sem que este tenha sido utilizado para maturação de outras bebidas.