11 de dezembro de 2009

Rasen Bier Pilsen

Os irmãos Augusto e Guilherme Schwingel Luz, que pertencem à família dona da marca de Chocolates Lugano, de Gramado, decidiram diversificar os negócios e iniciaram a produção de cervejas, no final de 2008, surgindo então a Rasen Bier, a “Cerveja de Gramado”.
Infelizmente, quando estive pelo sul do Brasil pela última vez, apenas tive o prazer de me deliciar com a cerveja produzida pela Cervejaria Farol, que fica em Canela/RS, bem pertinho de Gramado/RS, mas a Rasen Bier ainda não existia. Seguem as impressões da Rasen Bier Pilsen, exemplar conseguido através de uma colega de trabalho que esteve na região:

Rasen Bier Pilsen
Deg. 05/12/2009
Família – Lager
Estilo – Pale Lager (também classificada com standard american lager).
Teor de álcool – 4,8 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourada clara, límpida.
Espuma – Boa formação e duração, cremosa, branca.
Aroma – Notas frutadas, pão, cereais, maltes, doce, leve lúpulo.
Sabor – Leve corpo e média/alta carbonatação, maltes, doce, pão, leve amargor final de lúpulo, ótimo drinkability.
Veredicto –Boa cerveja!! Trata-se de uma pale lager com bom creme e aroma agradável de maltes/cereais. Tem ótimo drinkability. Esta versão chamada pilsen e a dunkel, uma schwarzbier disponível em épocas mais frias do ano, seguem a Lei de Pureza Alemã de 1516 e provavelmente são parcialmente filtradas. Cerveja com pouquíssimo amargor, porém bem equilibrado com o doce que é agradável. O creme acompanha a cerveja até o último gole, o que pra mim, conta muitos pontos. Indicada!!