29 de novembro de 2009

Eikbier Weizen

A empresa Rezende Carvalho Ind. Com. Bebidas Ltda, situada em Taboão da Serra/SP, produz as cervejas de nome Eikbier, vem do neerlandês “eik” (dialeto falado na bélgica), que significa carvalho, em uma direta alusão ao nome de família dos fundadores da cervejaria.
Atualmente a Eikbier produz artesanalmente quatro cervejas: Golden, Weizen, Red Ale e Porter. Todas são refermentadas e carbonatadas naturalmente na garrafa. No site da cervejaria, quando tratam dos cuidados no momento de servir as cervejas, são expressos em dizer que o fermento depositado no fundo das garrafas pode ou não ser servido. O que, diga-se de passagem, é uma grande verdade. Vai depender de como o degustador quer sua cerveja, mais turva com gosto mais acentuado do fermento, ou não. Seguem as impressões da versão de trigo da paulista Eikbier:

Eikbier Weizen
Deg. 18/11/2009
Família – Ale
Estilo – Weizenbier.
Teor de álcool – 5,5 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus (de 4 a 7 graus, pela cervejaria)
Cor – Alaranjado escuro/cor de mel, turva.
Espuma – Boa formação e boa/média duração.
Aroma – Doce, leve cravo, leve fermento, cítrico.
Sabor – Leve corpo e ótima carbonatação, frutado e cítrico, cravo, (laranja?), doce equilibrado.
Veredicto – Interessante cerveja de trigo artesanal. Encontrei características, como sabor de laranja, que não são comuns ao estilo. É bem leve e fácil de beber. Trata-se de uma nova cervejaria que está produzindo cervejas artesanais de boa qualidade. Vale experimentar. O problema é o custo benefício: uma Weihenstephan, uma das melhores weizen alemãs, pode ser encontrada por R$ 7,75. A Eikbier Weizen, por R$ 10,50.