17 de novembro de 2009

Abbaye de Malonne Blonde

A Brasserie (Cervejaria) de Malonne que fica na pequena vila de Malonne na Bélgica foi fundada em 1998 e além de praticar vendas no atacado, distribui algumas marcas de cervejas belgas, como as trapistas Chimay e Achel.
A Malonne detém duas marcas de cerveja que são produzidas por outras cervejarias sob a sua licença, quais sejam, a Gribousine, nas versões Blonde de Malonne e Brune de Malonne (ambas disponíveis em nosso país) e a Abbaye de Malonne, nas versões Brune e Blonde (esta segunda também encontrada no Brasil). O nome Gribousine se deu por conta de uma moça de mesmo nome que viveu em Malonne e, por ser muito mau humorada, todos passaram a achar que ela fosse uma bruxa. A bruxinha voando sobre uma pá cervejeira para mistura de mosto compõe o rótulo das cervejas. Degustei as três cervejas da Malonne disponíveis e iniciarei a exposição de minhas impressões pela Abbaye de Malonne Blonde:

Abbaye de Malonne Blonde
Deg em 09/01/2009
Família – Ale.
Estilo – Blond Ale
Teor de álcool – 6,3%.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Mel, levemente turva.
Espuma – Boa formação e duração, cremosa, bege clara.
Aroma – Malte, doce, leve laranja (cristalizada), fermento, levíssimo álcool.
Sabor – Corpo médio/ encorpada, boa carbonatação, leve álcool, leve amargor de lúpulo, frutada, quente, doce residual sem ser enjoativo.
Veredicto – Recomendo esta boa belguinha. É uma cerveja doce, mas não enjoativa. O melhor é o fato de ser uma cerveja com característica bastante artesanal, inclusive o rótulo remete a isso...