29 de setembro de 2009

Falke Tripel Monasterium

A cervejaria mineira Falke Bier possui a primeira adega subterrânea para maturação de cervejas do Brasil. Essa adega, com capacidade para 1600 garrafas, mantém naturalmente a temperatura constante em 19 graus sem a utilização de recursos energéticos. A Falke Tripel Monasterium matura nessa adega. Por ser refermentada na garrafa, no momento da refermentação elimina-se completamente o oxigênio, evitando a oxidação da cerveja. Pelo fato de ter o teor alcoólico alto (9,0%), é impedida a atividade microbiológica deixando a cerveja com longevidade maior. Seguem as impressões da Falke Tripel Monasterium, lembrando que um pouco da história da cervejaria pode ser lida em post anterior:

Falke Tripel Monasterium
Deg. em 25/09/2009
Garrafa nº 4384
Família – Ale
Estilo – Tripel
Teor de álcool – 9,0%
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Alaranjada escura, turva, algumas partículas em suspensão
Espuma – Boa formação e boa/média duração, densa, tipo chantili, bege clara.
Aroma – Doce, maltes, cítrico, maçã, especiarias, (noz moscada?), cravo, (vinho?)
Sabor – Encorpada, baixa carbonatação, doce do malte, cítrica, pêssego, maçã, fermento, especiarias/cravo, levemente seca, levíssimo álcool, levíssimo amargor final, retrogosto com leve e agradável amargor.
Veredicto – Cerveja que ganhou o Troféu Tecnobebida Award 2008, na categoria “Produto Mais Inovador”. É refermentada na garrafa do tipo Tripel, estilo que me agrada. Sempre tive curiosidade de experimentar esta cerveja devido aos comentários que lia sobre ela. Toda vez falando muito bem do produto!! E realmente é uma boa cerveja, mas prefiro a tripel da Wälls. A Monasterium tem todo um charme por ser envasada em garrafas tipo champagne, além de “dormir” na cave da cervejaria, mas faltou um sabor mais marcante, já que o aroma é muito bom e com personalidade. De qualquer forma é uma cerveja bastante equilibrada.