24 de fevereiro de 2012

Opa Bier OLd Ale

Joinville sempre foi conhecida por suas diversas cervejarias. Segundo sua história, cada clube de caça e tiro costumava manter sua própria fábrica de cervejas. A Opa Bier (“Cerveja do Vovô”, em alemão) foi fundada em fevereiro de 2006 para resgatar a tradição da cidade que produzia ótimas cervejas que seguem a Lei Alemã de Pureza (Reinheitsgebot). A Opa Bier se dedica à produção de chopp artesanal elaborado com maltes e lúpulos selecionados. Degustei alguns rótulos da cervejaria de Santa Catarina, mas o mais inusitado, fica por conta da versão comemorativa de 5 anos da empresa. Seguem as impressões da Opa Bier Old Ale:

Opa Bier Old Ale
Deg. 19/12/2011
Família – Ale
Estilo – Old Ale.
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (cervejaria sugere de 0 a 3 graus).
Cor – Castanho avermelhado, límpida.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, bege.
Aroma – Doce intenso, leve defumado, caramelo, frutada, levíssimo lúpulo, levíssimo álcool.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, maltada, adocicada, leve amargor com certa evidência, leve acidez, leve álcool, levíssima sensação quente, final doce.
Veredicto – Boa versão da cervejaria brasileira de Joinvile, para o estilo old ale. “Acredito” que não seja envelhecida de fato. Mas hoje faz-se old ale sem o envelhecimento propriamente dito. Bastante equilibrada. Talvez tenha percebido notas de “fazenda” no aroma, mas claro fica o doce no aroma e sabor. Comemorativa dos cinco anos da cervejaria, prova que o Brasil está produzindo ótimas cervejas.