16 de janeiro de 2010

Medieval

A mineira Backer inovou mais uma vez quando começou a produzir a cerveja Medieval, mais uma receita do mestre cervejeiro Paulo Schiavetto. Trata-se de uma blonde ale, que vem envasada em uma bela garrafinha que tem sua tampa envolvida (como uma espécie de lacre) por parafina, que quando derretida, lembra a cor de sangue. Sim, isso mesmo!!!! Embora a garrafa possa ser aberta sem o ritual, o interessante é levar a tampa envolvida na parafina ao fogo, girando cuidadosamente a garrafa. Isso traz mais charme para o momento de degustá-la. As tampinhas também são ilustadas com vários símbolos planetários dos alquimistas medievais. O clima das tavernas da idade média está resgatado sem dúvida!! Seguem as impressões da Medieval:

..................
.................................O ritual para derreter a cera que envolve a tampa.


Medieval
Deg. 08/01/2010
Família – Ale
Estilo – Belgian Blond Ale.
Teor de álcool – 6,7%.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Cobre claro, límpida.
Espuma – Ótima formação e boa/média duração, bege bem claro.
Aroma – Especiarias, doce, cítrico, maltes, (laranja?).
Sabor – Médio corpo e baixa carbonatação, doce com levíssimo amargor equilibrados, maltes, um toque de álcool muito sutil, especiarias/(canela?), final agradavelmente doce.
Veredicto – Muito boa cerveja. A melhor da Backer sem dúvida. A cervejaria mineira já produzia cervejas especiais, como a Backer Brow e mesmo a Pale Ale, que já foram postadas no Santa Cerveja !! Mas esta blonde ale superou minhas expectativas. Pena que o valor é exagerado. Mais ou menos R$ 9,00 cada garrafinha de 330ml.