10 de abril de 2009

Christoffel Bier, Robertus e Bok

A Cervejaria holandesa St. Christoffel foi fundada em 1986 pelo holandês Leo Brand e recebeu este nome em homenagem ao patrono de uma cidade da província de Limburg. Todas as cervejas produzidas utilizam somente água, malte, levedura e lúpulo. Além disso, seguem a lei da pureza da Baviera de 1516 e são todas de baixa fermentação (lager), não filtradas e não pasteurizadas. As garrafas são um charme à parte: encontradas na versão 330ml e na versão “sifão” de dois litros reutilizável (não no Brasil), todas com tampa em porcelana e fechamento flip-top. Seguem as impressões das três cervejas Christofell encontradas em nosso mercado:

Christoffel Bier (“Blond”)
Deg. 02/04/2009
Família – Lager
Estilo – Bohemian Pilsen
Teor de álcool – 6,0%.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Alaranjada, turva pelo fermento.
Espuma – Ótima formação e ótima duração, densa, cremosa, bege.
Aroma – Floral de lúpulo, malte, doce, frutada, agradável fermento, (mel?), (cítrica?). Excelente aroma.
Sabor – Médio corpo, pouca carbonatação, seca, também frutado e levemente cítrico, maltes, levemente picante, amargor final de lúpulo acentuado.
Veredicto – Esta cerveja que foi eleita por quatro anos consecutivos a melhor da Holanda e utiliza o famoso lúpulo de Saaz em sua composição (em dobro, segundo o rótulo) era inicialmente comercializada como Blond. Depois, Bier, mostrando que a cervejaria evitou utilizar o termo “pilsen” tentando distingui-la de outras existentes no mercado. Nem precisava, pois esta verdadeira pilsen não filtrada está na frente de quase todas que tive o prazer de provar. Mas o aroma é mais contagiante que o sabor. Boa cerveja!!!


Christoffel Robertus
Deg. 02/04/2009
Família – Lager
Estilo – Algo entre uma Vienna Lager e uma Munich Dunkel (Se nem o saudoso Michael Jackson conseguiu classificar com precisão esta cerveja...)
Teor de álcool – 6,0%.
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus.
Cor – Marrom avermelhado, turva.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, dourada.
Aroma – Malte torrado, leve doce, (azedo?), (ameixa?), toffee, caramelo, fermento.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, leve doce, leve torrado, discretíssimo amargor, (azedo?), lúpulo e malte equilibrados com final agradavelmente doce..
Veredicto – Ao abrir a garrafa, a cerveja espumou de forma excessiva chegando a sair pelo gargalo. Depois o aroma e sabor levemente azedos, que não são característicos deste estilo!!! Provavelmente esta cerveja estava contaminada (algo totalmente possível em cervejas artesanais). Fiquem tranquilos, não se trata de qualquer fungo ou bactéria mortais!!!rsrs. É a menos relevante das três Christoffel... No seu rótulo há a informação da utilização de maltes em dobro.


Christoffel Winterse Bok
Deg. 02/04/2009
Família – Lager
Estilo – Bock
Teor de álcool – 7,8%.
Temperatura de serviço – 6 a 10 graus.
Cor – Marrom escuro, quase preta, turva.
Espuma – Boa formação e média/pouca duração, dourada.
Aroma – Doce, leve malte torrado, café pronunciado, toffee, leve chocolate, leve álcool.
Sabor – Encorpada, baixa carbonatação, maltes torrados, (ameixa?), leve e agradável álcool, agradável amargor final.
Veredicto – Tirando a espuma que é pouco durável, é a melhor e mais complexa das três, seguida da “Bier”. E vejam que não é um dos meus estilos favoritos ...