30 de junho de 2014

Duvel Tripel Hop

Esta versão da Duvel traz em sua composição muito mais lúpulo do que na Duvel “clássica”. O álcool também é mais agressivo nesta tripel hop. Na safra de 2013, os lúpulos empregados na cerveja foram Styrian Golding, Saaz e Sorachi Ace (desenvolvido no Japão em 1988), este último também utilizado no processo de Dry Hopping. Muito da característica desta cerveja se dá por conta dessas flores deliciosamente amargas e aromáticas. Este lúpulo tem como características principais as notas cítricas e frutadas de limão bem definidas, moderado a alto amargor e com variação entre moderado e pouco sabor da trepadeira amada pelos cervejeiros. Seguem as impressões da Duvel Tripel Hop:
 
Duvel Tripel Hop
Safra 2013
Deg. 20/06/2014
Família – Ale
Estilo – Belgian IPA
Teor de álcool – 9,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Laranja pálido, levemente turva.
Espuma – Ótima formação e Ótima duração, branca.
Aroma – Frutado, limão, maçã, cítrico, doce, especiarias, leve álcool e lúpulo moderado.
Sabor – Médio/leve corpo e boa carbonatação (“crocante”), médio amargor de lúpulo, adocicada, frutada, álcool, leve aquecimento, lúpulo fresco, média acidez, final amargo e seco.
Veredicto – Mesmo com ótima formação e duração do creme, não consegui a tempo tirar uma foto da cerveja com a espuma até a boca da tulipa. Incompetência total!!!!!KKK. Embora a Duvel “clássica” seja menos alcoólica, nesta IPA é menos perceptível o álcool. Características do estilo proposto muito evidentes e equilibradas. Ótima IPA belga que, juntamente com a Hoppinjour e a Hop-it, forma o “trio IPA belgas sensacionais”. Santa Cerveja !!