5 de julho de 2013

Affligem Noël

Segundo orientação do BJCP, cervejas de Natal de estilos belga são classificadas como belgian specialty ale. Já as cervejas natalinas de outros estilos são classificadas como Christmas/Winter Specialty Spiced Beer. A exceção à regra diz respeito às cervejas de inverno de estilo inglês, que por não serem geralmente temperadas devem ser classificadas como old ales. Tudo muito cheio de coisa pra falar de cerveja! Esta Affligem é produzida para as festas de final de ano e podemos arriscar classificando-a também com uma excelente dark strog ale belga. Seguem as impressões da Affligem Noël:

Affligem Noël
Deg. 05/07/2013
Família – Ale
Estilo – Belgian Specialty Ale (também)
Teor de álcool – 9,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Castanho claro, turva, com partículas suspensas.
Espuma – Boa formação e média duração, bege com partículas.
Aroma – Uvas, morango, fermento, doce, caramelo, álcool, frutada, figo em calda, (açúcar mascavo?), melado, nozes, castanhas, (leve nota de pimenta??), bastante complexa.
Sabor – Médio corpo e média carbonatação, doce, álcool evidente e agradável, sensação de calor, frutada, leve acidez, leve amargor de lúpulo, (morango?), licorosa, castanhas, final picante/pimenta extremamente agradável.
Veredicto – Mesmo complexa e com a potência alcoólica percebida de cara, esta cerveja de Natal, que pode ser considerada uma strong dark ale, é excelente e deliciosamente perigosa. Perigosa porque é fácil de beber! Bastante frutada com “ênfase” no figo e uvas. O lúpulo nesta receita, é um coadjuvante que aparece apenas para deixar o conjunto perfeito. Viva o Natal! Viva as cervejas natalinas! Santa Cerveja !!