1 de maio de 2012

Ola Dubh Special 18 Reserve

Começou a ficar mais intensa a história!!! Todos os aromas e sabores das versões 12 e 16, nesta 18, são mais evidentes. Seguem as impressões da Ola Dubh Special 18 Reserve:

Ola Dubh Special 18 Reserve
Garrafa nº 33382
Envasada em julho/2009
Deg. 25/04/2012
Família – Ale
Estilo – Old Ale
Teor de álcool – 8,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus (cervejaria sugere de 10 a 13 graus)
Cor – Preta.
Espuma - Boa formação e boa/média duração, cremosa, cor de café com leite.
Aroma – Chocolate (lembra sorvete de chocolate), leve defumado, caramelo, frutada, (melado?), álcool, baunilha, notas de madeira.
Sabor – Médio corpo/ encorpada e baixa carbonatação, licorosa, adocicado moderado, frutado, frutas pretas, certa acidez, amargor também moderado/leve, torrado, café, chocolate, álcool, “sensação quente”, baunilha, retrogosto adocicado e de álcool.
Veredicto – As primeiras Ola Dubh que consegui adquirir, foram a 18 e a 40!! Depois fui atrás das outras  e esperei para degustar todas na sequência!!! Lógico que valeu! Menos amarga que a 12 e a 16! E agora sim, a surpresa: Preferi a 16 das três degustadas até agora1 Mas não estou dizendo que a 18 é ruim ou pior!!! Talvez sugestionado, acredito que nesta versão tenha percebido notas levíssimas de que lembram uísque (mais no sabor que no aroma). Complexa e elegante, segue a linha das Ola Dubh e coloca a cerveja na categoria das bebidas sofisticadas, considerando todo o processo de produção e o maravilhoso "resultado envasado"!!! Santa Cerveja !!