19 de maio de 2011

Jenlain OR Bière Blonde

A Brasserie Duyck, francesa, produz cervejas com água, malte, lúpulo e levedura, sem se valer de adjuntos e conservantes. As Jenlain Blonde e Ambrée (já postadas no Santa Cerveja !!) são referência mundial do estilo “Bière de Garde”. E como já disse em post anterior, foi a cervejaria pioneira na utilização de garrafas tipo champagne para engarrafamento de cervejas na Europa, sendo copiada posteriormente por outros fabricantes. Hoje apresento uma versão que chegou a pouco no Brasil. Seguem as impressões da Jenlain OR Biere Blond:

Jenlain OR Bière Blonde
Deg. 05/05/2011
Família – Ale
Estilo – Strong Golden Ale.
Teor de álcool – 8,0 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus (cervejaria sugere de 6 a 8 graus).
Cor – Dourada intensa, límpida.
Espuma – Boa/média formação e boa duração, branca.
Aroma – Doce, laranja, cítrica, especiarias, coentro, levemente picante, (pimenta do reino?), bastante frutada, maçã.
Sabor – Médio corpo e média/baixa carbonatação, doce, levíssimo álcool, cítrico, coentro, leve “sensação quente”, frutada, (levíssimo amargor final??), final levemente seco.
Veredicto – Jenlain é sinônimo de qualidade. Suas cervejas costumam ser boas, e esta OR não fugiu a regra. Boa Strong Golden Ale que ficaria perfeita se um pouco mais carbonatada. Uma cerveja equilibrada. Especiarias, citricidade e frutado em doses ideais. Interessante apresentar dulçor razoável com final seco. Cerveja filtrada que leva também trigo na receita.