Com a postagem de hoje, ainda restarão duas versões da cervejaria de Votorantim/SP, a Kölsch e a Natural para serem analisadas. Todas as outras cervejas da Bamberg já foram degustadas e analisadas pelo Santa Cerveja !! em posts anteriores, inclusive a Bock e a Rauchbier, que são minhas preferidas juntamente com esta especial schwarzbier. Seguem as impressões da Bamberg Schwarzbier:
Deg. em 07/02/2009
Família – lager.
Estilo – Schwarzbier.
Teor de álcool – 4,8%.
Temperatura de serviço – 6 a 8 graus.
Cor – Preta com nuances avermelhadas.
Espuma – Ótima formação e duração, dourada.
Aroma – Maltes torrados, chocolate pronunciado, café, leve lúpulo, doce.
Sabor – Médio corpo, média carbonatação, mesmas impressões do aroma, sem amargor do lúpulo mas com leve amargor do malte torrado .
Veredicto – Estava curioso para provar esta versão da Bamberg. Sempre bons elogios eram dispensados a esta schwarzbier. E realmente é uma excelente cerveja de um estilo que nunca me chamou muito a atenção. Mas decididamente é a melhor da Bamberg e uma das melhores do estilo. Pra mim corre junto com a Köstritzer, a alemã ícone do estilo comentado. Parabéns à Bamberg por mais essa criação. Lembro que todas as Bamberg seguem a lei de Pureza Alemã de 1516 e prometo que postarei sobre a referida lei.