Em 15 de julho de 2010, falei um pouco da Huyghe, que na época, disponibilizava apenas três rótulos no Brasil. Agora, as versões da cervejaria belga com frutas, de abadia e de Natal podem ser encontradas. A linha Floris possui rótulos que levam frutas, chocolate e mel nas receitas. Tratam-se de cervejas de trigo belga onde o coentro e a casca de laranja acabam dando lugar a framboesas, morangos, cerejas etc. Pelo que observei até então, as Floris se valem de 25% de suco da fruta proposta. Seguem as impressões da Floris Fraise:
Deg. 23/02/2012
Família – Ale
Estilo – Fruit Beer (base wheat beer)
Teor de álcool – 3,6 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Castanho claro avermelhada, média turbidez.
Espuma – Média formação e duração, rosada.
Aroma – Morango evidente lembrando bala da fruta, “batom de morango” .
Sabor – Leve corpo, boa carbonatação, adocicada, frutada com morango obviamente em evidência, acidez leve/ moderada proveniente da fruta, bala de morango, refrescante.
Veredicto – A base das versões Floris, pelo que estudei até então, é uma wheat beer, ou simplesmente uma cerveja de trigo belga sem adição de coentro e de casca de laranja, que são substituídos, neste caso, pelo suco de morango. Agrada de verdade, porque os sabores e aromas de morango, embora evidentes, não são enjoativos. Refrescante! É uma boa opção para sobremesas com frutas vermelhas, chocolate e creme.