Os moradores da cidade de Nachód possuíam uma cervejaria municipal. As cervejas eram produzidas nas casas dos cidadãos, mas em 1871, um conselho determinou que fosse encontrado um local para a fundação de uma cervejaria. A pedra fundamental foi lançada em 08 de abril de 1872. A construção foi um sucesso. A nova cervejaria iniciou sua produção em 03/10/1873 com o mestre cervejeiro Antonin Lutz, mas sua popularização somente ocorreu entre 1925 e 1930, quando sua produção aumentou e foi construída a nova sala de brassagem (cozimento) Em 1935 a marca patenteada Náchodský Primátor começou a ser utilizada em lugar de Cervejaria Municipal (Municipal brewery). Inicialmente as cervejas eram engarrafadas através de máquinas manuais. Depois da Segunda Guerra Mundial, em 1948, a cervejaria investiu em tecnologia adquirindo máquinas de engarrafamento, além de expandir a casa de malte e implementar tubos de vapor para produção da cerveja e secagem do malte. Em 2006 iniciaram um processo de reestruturação da fábrica. Investiram em novas tecnologias como tinas de fermentação, tanques de maturação e aumentaram a capacidade de produção.
Como prometi, hoje contei um pouco da história da Primátor. Seguem as impressões de mais duas da cervejaria tcheca:
Como prometi, hoje contei um pouco da história da Primátor. Seguem as impressões de mais duas da cervejaria tcheca:
Primátor Premium Dark
Deg em 13/06/2009
Família – Lager
Estilo – Munich Dunkel
Teor de álcool – 4,8 %.
Temperatura de serviço – 4 a 6 graus.
Cor – Marrom avermelhado.
Espuma – Boa formação e duração, cor de “capuccino”, bonito creme, aveludada.
Aroma – Leve torrado, (caramelo?), leve lúpulo, (chocolate?).
Sabor – Médio/leve corpo, média carbonatação, doce, leve amargor do lúpulo, torrado, café, final equilibrado de doce de malte, caramelo com amargor do lúpulo, bom drinkability.
Veredicto – É uma Dunkel. Por hora, a melhor das três Primator degustadas. Um pouco mais doce do que normalmente são as escuras de Munique. Não bate minha preferida que não será mais importada, a Weihenstephaner Tradition. É fácil de beber. A Dark foi a primeira a receber o nome Primátor e é a mais antiga Pivovar.
Primátor Weizenbier
Deg em 14/06/2009
Família – Ale
Estilo – Weizenbier
Teor de álcool – 5,0 %.
Temperatura de serviço – 4 graus (fabricante sugere de 6 a 8 graus)
Cor – Cor de mel/ alaranjada.
Espuma – Boa formação e boa/média duração.
Aroma – Banana, fermento, leve cravo, cítrico/limão.
Sabor – Médio/leve corpo, boa carbonatação, cravo, banana, cítrico, limão, refrescante, leve amargor de lúpulo final.
Veredicto – Boa parte do fermento desta cerveja fica depositado no fundo do copo. Ótimo exemplar de cervejas de trigo. Bastante aromática e saborosa com nuances cítricas, principalmente de limão, além de terminar com um leve e agradável amargor. Foge da mesmice “das trigo”. Remete até, vejam bem, eu disse remete, às witbier belgas principalmente pela lembrança do limão. Provavelmente uma das melhores, se não for a melhor da tcheca, Primátor.