27 de janeiro de 2014

Blanche de Brabant

As cervejas Dominus e a Blanche de Brabant são produzidas na Holanda por ninguém menos que a cervejaria Koningshoeven, que fabrica também as maravilhosas trapistas, La Trappe. Em seguida, as cervejas são enviadas para a Anthony Martin, gigante distribuidora de cervejas da Bélgica, que tem em seu portfólio a linha Gordon Finest, Timmermans, Guinness Special Export entre tantas outras. Nas duas postagens seguintes a esta apresentarei a Dominus Dubbel e a Dominus Tripel respectivamente. Seguem as impressões da Blanche de Brabant:

Blanche de Brabant
Deg. 27/01/2014
Família – Ale
Estilo – Witbier
Teor de álcool – 5,0 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Amarelo pálido, turva.
Espuma – Média formação e pouca duração, bege clara com partículas suspensas.
Aroma – Cítrico, fermento evidente, coentro, laranja.
Sabor – Leve corpo e média carbonatação, cítrico, especiarias, coentro, média acidez, leve amargor final de lúpulo e fermento, refrescante.
Veredicto – Wit, é um estilo que me agrada muito e quase todos (ou todos) os rótulos que degustei sempre me agradaram, inclusive versões brasileiras! Esta Brabant é bem leve e facinha, facinha de beber!! As notas características do estilo (coentro e laranja) estão presentes, mas inseridas e forma sutil, delicada. O único problema apresentado foi o creme! Normalmente “fartos” nas witbier, nesta versão mostrou-se bastante “inibido”.

17 de janeiro de 2014

Urthel Saisonnière

Urthel, Urthel, Urthel!!!!!! O que dizer de cervejas de altíssima qualidade produzidas por uma linda mulher. Sim, é bem verdade que as cervejas “holandesas com toque belga” já foram mais interessantes, mas Hildegard (a cervejeira lindona) ainda cria receitas muito interessantes e, quando se propõe a fazer um estilo, arrebenta. O rótulo de hoje é uma saison leve e deliciosamente fácil de beber, com um creme maravilhosamente cremoso (impossível não ser redundante), que é a marca das Urthel. Nesta Saisonnière, utiliza-se 20% de trigo que muitas vezes é empregado em cervejas saison mesmo e, por conta disso, Hildegard sugere que seja cervida como as cervejas de trigo, misturando o levedo do fundo da garrafa. Seguem as impressões da Urthel Saisonnière:

Urthel Saisonnière
Deg. 17/01/2014
Família – Ale
Estilo – Saison
Teor de álcool – 6,0 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Laranja pálido, turva.
Espuma – Ótima formação e ótima duração, bege clara, cremosa.
Aroma – Especiarias, cítrico, frutada, (leve maracujá??), (leve maçã??), adocicada, leve lúpulo.
Sabor – Leve corpo e média carbonatação, leve adocicado, bom amargor e sabor de lúpulo que se repete no final, fermento, frutada, maracujá, refrescante.
Veredicto – Mais aromática do que saborosa. Mas isso não é demérito algum! Uma saison muito leve e refrescante com equilíbrio muito bom. O maracujá é lembrado a cada momento, mas de bem sutil. Deliciosa como todas as Urthel. Santa Cerveja !!